Exame Logo

Fundo americano TPG torna-se sócio da Azul Linhas Aéreas

Empresa de private equity comprou a participação de dois investidores que reviram suas posições

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

A companhia aérea Azul anunciou, nesta sexta-feira (22/1), um novo sócio. Trata-se da empresa americana de participações Texas Pacific Group (TPG). O investimento foi realizado por meio de um de seus fundos, o TPG Growth, focado em companhias com forte potencial de crescimento e com presença relevante no setor aéreo. A chegada do TPG não significa injeção de dinheiro no caixa da Azul. Isto porque o private equity comprou as ações de dois investidores que decidiram rever suas posições na aérea - o Pequot Capital, que ainda mantém uma participação na companhia, e a Wexford Capital, que a deixou.

A Azul não informou a fatia de capital adquirida pelo TPG, nem o valor da transação. Segundo notícias da imprensa, o fundo americano pode ter comprado 10% das ações por algo em torno de 20 milhões de dólares. Em nota, Rick Schiffer, diretor do TPG, qualificou David Neeleman, o fundador da Azul e da americana JetBlue, como "um dos maiores empreendedores do segmento da aviação" e destacou as perspectivas de expansão do mercado brasileiro.

Veja também

No mesmo comunicado, Neeleman demonstrou confiança no futuro da empresa, ao afirmar que o interesse dos investidores pelo negócio motivou uma disputa pelas ações à venda - o que levou à entrada do TPG e ao rateio dos papéis remanescente entre os demais sócios. O empresário também lembrou dos resultados do primeiro ano de operação - quando 2 milhões de passageiros foram transportados por suas aeronaves.

Somente o fundo TPG Growth administra 2,5 bilhões de dólares. Na área de aviação, a empresa é parceira de companhias como a Continental Airlines, America West Airlines e Sabre. O patrimônio total do TPG chega a 45 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame