Exame Logo

Fundo americano compra 5,7% das ações preferenciais da Vale

O volume de ações adquirido pelo Black Rock vale 5,520 bilhões de reais se considerado o preço de fechamento desta quarta-feira

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Black Rock, maior fundo americano com ações negociadas em bolsa, comprou, em nome de clientes, 5,7% das ações da mineradora brasileira Companhia Vale do Rio Doce.

Em comunicado enviado pela Vale à Bovespa, a empresa informa que o Black Rock comprou 105,054 milhões de ADRs (ações negociadas nos EUA) preferenciais classe A e outras 3,594 milhões de ações preferenciais classe A. As compras totalizaram 108,649 milhões de papéis, ou 5,66% das ações preferenciais classe A da companhia.

Veja também

Toda vez que um investidor compra mais de 5% das ações de uma companhia aberta fica obrigado, pela lei brasileira, a tornar público o investimento. O fundo não revelou o total desembolsado pelos papéis. Se considerado o preço de fechamento das ações desta quarta-feira (50,80 reais), a compra totalizaria cerca de 5,520 bilhões de reais. As ações preferenciais classe A da Vale registram valorização de 170% nos últimos 365 dias.

O fundo nega ter interesse em comprar ações para assumir posição de controle na Vale. "O objetivo dessa aquisição é a realização de investimento minoritário", diz o comunicado. O fundo também afirma que não celebrou nenhum acordo para ter direito de voto na companhia.

A Vale é hoje controlada pela Valepar, empresa que tem como principais sócios o fundo de pensão Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), a Bradespar (do Bradesco) e a siderúrgica japonesa Mitsui.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame