Exame Logo

Fox diminui preço de DVD na China para combater a pirataria

Empresa espera ganhar consumidores competindo diretamente com o mercado clandestino

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O estúdio Twentieth Century Fox anunciou nesta segunda-feira (13/11) um plano de vendas de DVDs baratos na China para combater a pirataria. A empresa espera que a medida afaste os consumidores das compras de produtos clandestinos.

Segundo o diretor dos negócios internacionais da Fox, Keith Feldman, a empresa fez uma aliança com um distribuidor chinês e planeja abrir um escritório de representação para supervisionar as vendas. Os novos DVDs custarão entre 20 a 25 yuan, o que equivale a cerca de 3 dólares. Na rua, eles são vendidos a 10 yuan ou menos. "Agora, a nossa tarefa é convencer o consumidor chinês que vale a pena gastar seu dinheiro" [na compra dos legítimos], disse Feldman em uma entrevista no domingo (12/11). O diretor também afirmou que a queda das vendas em países desenvolvidos levou a Fox a buscar oportunidades em mercados emergentes, como a China, Rússia e Brasil.

Veja também

A manobra do estúdio, de propriedade da News Corp., é parte de uma grande campanha em Hollywood para ganhar consumidores com melhores alternativas que as imitações. As empresas de entretenimento há muitos anos tentam combater a pirataria na China, principalmente através de medidas legais contra os fabricantes clandestinos. De acordo com o americano The Wall Street Journal, até agora pouco foi investido na distribuição de cópias genuínas porque os grandes empresários não apostavam na melhoria desse mercado. O estúdio Time Warner tem utilizado uma estratégia semelhante à da Fox no mercado chinês.

A reprodução ilegal de filmes, música, software e outros produtos é uma das maiores fontes de tensão entre a China e outros grandes parceiros comerciais como os Estados Unidos. A entidade Motion Picture Associaton of America estima que a pirataria naquele país custou aos seus membros 244 milhões de dólares em vendas em 2005. A venda de DVDs na China é particularmente importante para Hollywood, já que o governo daquele país permite a distribuição de apenas 20 filmes estrangeiros por ano em seus cinemas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame