Ford: parceria com o Georgia Institute of Technology busca tornar conceito viável para uso diário (Divulgação)
Vanessa Barbosa
Publicado em 28 de abril de 2014 às 07h53.
São Paulo – Nada de tomada elétrica. A novidade da Ford para 2014 é um carro movido a energia solar. O conceito híbrido chamado de C-Max Energi Solar será apresentado na próxima semana, durante o Consumer Electronics Show (CES), a feira internacional mais importante da eletrônica de consumo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Em vez de alimentar a bateria a partir de uma tomada elétrica, o carro conceito pode usar uma lente especial chamada de Fresnel, que envia a luz direto para as células solares, ao mesmo tempo em que aumenta em 8 vezes o seu impacto. Claro que, em dias nublados, o proprietário poderá recorrer à recarga plug-in.
Desenvolvida originalmente para uso em faróis, essa lente tem funcionamento similar ao conceito de uma lupa. O sistema segue o sol que se move de leste a oeste, acumulando energia suficiente através de um concentrador que alimenta a bateria.
A empresa SunPower está fornecendo os paineis solares fotovolticas para o teto do conceito da Ford. Devido ao longo período de tempo para absorver energia suficiente para carregar totalmente o veículo, a Ford fez uma parceria com o Georgia Institute of Technology para encontrar uma forma de amplificar a luz, a fim de fazer um híbrido movido a energia solar viável para o uso diário.
O protótipo que será revelado oficialmente na CES leva um dia inteiro de sol para oferecer o mesmo desempenho que o convencional C-MAX Energi híbrido plug-in. Ao usar a energia renovável, a Ford estima que o conceito irá reduzir as emissões de gases de efeito estufa anuais de um modelo típica em 4 toneladas.