EUA: maconha em alta
Nos Estados Unidos, só este mês, três novos estados legalizaram o uso recreativo de maconha: Califórnia, Massachusetts e Nevada. Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas também legalizaram o uso medicinal, no referendo aplicado nas urnas que decidiram as eleições presidenciais. Ao todo, já são 11 estados que têm a erva legalizada para pelo menos um […]
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2016 às 12h22.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h20.
Nos Estados Unidos, só este mês, três novos estados legalizaram o uso recreativo de maconha: Califórnia, Massachusetts e Nevada. Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas também legalizaram o uso medicinal, no referendo aplicado nas urnas que decidiram as eleições presidenciais. Ao todo, já são 11 estados que têm a erva legalizada para pelo menos um dos usos. Em 2012, o Colorado foi o primeiro estado a legalizar a maconha para uso pessoal, permitindo a venda para adultos maiores de 21 anos. Em janeiro de 2014, foram abertas as primeiras lojas especializadas em atender os clientes recreativos, nicho de mercado estimado em 20 bilhões de dólares.
Na próxima sexta-feira, dia de Ação de Graças, a indústria celebra a “Green Friday”, aproveitando o embalo das promoções da tradicional “Black Friday”. No ano passado, as vendas foram 13% mais altas na data que nas sexta-feiras comuns. Confira, abaixo, a evolução das vendas de maconha legalizada nos Estados Unidos. A expectativa é de que, em 2020, o faturamento seja de 22 bilhões de dólares, com o uso recreativo correspondendo a 53% do mercado.