Empresa de Warren Buffett compra usina de energia solar nos EUA
MidAmerican Energy, da Berkshire Hathaway, já opera com instalações de energia eólica
Modo escuro
A empresa de Buffett comprou uma usina de de 550 megawatts da Topaz Solar, que pertence à First Solar (Scott Olson/Getty Images)
Publicado em 7 de dezembro de 2011, 18h34.
A MidAmerican Energy Holdings, empresa de Warren Buffett, afirmou nesta quarta-feira que vai dar seu primeiro passo rumo à energia solar com a aquisição da usina Topaz Solar, da First Solar, uma das duas maiores em construção no mundo.
A MidAmerican Energy, é a companhia de energia pertencente à Berkshire Hathaway, que já opera instalações de energia eólica e seu passo no mercado de energia solar acontece em meio ao aumento das preocupações sobre a habilidade da indústria de energia solar em financiar projetos de grande escala.
A compra da usina solar, de 550 megawatts, acontece depois que a First Solar não conseguiu garantias de empréstimos para ajudar a financiar sua construção.
A Topaz é uma usina de 2 bilhões de dólares que está sendo construída no condado de San Luis Obispo, nos EUA. A usina terá capacidade para gerar energia suficiente para 160 mil lares na Califórnia, afirmou a MidAmerican Energy, em comunicado.
O negócio "demonstra que a energia solar é uma tecnologia viável comercialmente sem o apoio de garantias de empréstimos do governo", afirmou o presidente-executivo da MidAmerican, Greg Abel.
Apesar dos detalhes da compra não terem sido revelados, as dificuldades de financiamento da First Solar para a usina sugerem que a Berkshire provavelmente obteve um bom acordo, algo que se encaixa na estratégia de investimento de Buffett.
Mais lidas em Negócios
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais