EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) anunciou nesta quarta-feira (22/03) a venda de sete aeronaves do modelo 195 para a aérea jordaniana Royal Jordanian Airlines, sediada em Amã. O valor da negociação não foi divulgado, mas a Embraer informou que o preço de cada unidade gira em torno de 35 milhões de dólares.
Com a operação, os aviões 195 da Embraer entrarão pela primeira vez em rotas do Oriente Médio. A jordaniana também pretende incluir os modelos brasileiros em rotas comerciais na África e na Europa. Com entrega prevista para começar a partir do quarto trimestre de 2006, as aeronaves acomodarão até 100 passageiros, distribuídos em duas classes.
Em comunicado à imprensa, o vice-presidente executivo para o mercado de aviação comercial da Embraer, Frederico Fleury Curado, comemorou o negócio: "Levando em conta que a Royal Jordanian conduziu minuciosas avaliações técnicas e operacionais de aeronaves de vários modelos, a escolha do Embraer 195 se torna ainda mais satisfatória e motivo de honra para a Embraer". No mesmo informe, o presidente da Royal Jordanian, Samer Majali, ressaltou a importância da incorporação dos modelos brasileiros à frota da aérea. "Os aviões Embraer 195 de nova geração darão à Royal Jordanian genuína capacidade para desenvolver a cidade de Amã como o principal centro de transporte aéreo da região. Os aviões ajudarão a Royal Jordanian a incrementar freqüências e entrar em novas rotas ao menor custo possível", afirmou.
O modelo 195 faz parte da família Embraer 170/190 - composta ainda pelos Embraer 170, Embraer 175 e Embraer 190 -, que contava com 440 pedidos firmes e 362 opções até o fim de dezembro. Da linha, apenas o 195 ainda não recebeu certificação, prevista para meados de 2006. No fim do ano passado, a Embraer contava com 118 aeronaves da família entregues a aéreas da Europa, Oriente Médio, América do Norte, América Central e Ásia.