Exame Logo

Embraer fecha segundo contrato da semana e vende mais cinco jatos

Compra de aeronaves Phenom pela americana Executive AirShare reforça estratégia de focar no mercado de aviões executivos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

No dia seguinte ao anúncio da venda de cinco aeronaves à companhia americana Eagle Creek, a fabricante brasileira de aviões Embraer comunicou nesta quarta-feira (26/09) à Bolsa de Valores de São Paulo a venda de outras cinco aeronaves para a Executive AirShare, empresa com sede em Kansas, nos Estados Unidos.

O pacote de aquisições inclui três jatos Phenom 100 e dois Phenom 300, mas ainda deixa espaço para opções futuras de compra de outros três do primeiro modelo e dois do segundo. Caso exerça as opções, a companhia americana dobrará o valor do contrato já assinado, de 22 milhões de dólares.

Veja também

A venda para a Executive AirShare diferencia-se da realizada à Eagle Creek pelo fato de, no primeiro caso, consistir num novo pedido, enquanto no segundo tratou-se de uma confirmação de opções já previstas em contrato prévio, assinado em outubro de 2006. Somadas, as duas compras garantirão à Embraer faturamento de 36,9 milhões de dólares.

A Eagle Creek também receberá antes os seus pedidos - a primeira aeronave chega no final de 2008, enquanto o primeiro exemplar da Executive AirShare será entregue apenas em 2010.

Desde o anúncio da intenção de fabricar o Phenom, em 2005, a Embraer já vendeu mais de 500 exemplares, a clientes em 32 países. O desempenho dos jatos executivos é uma resposta à estratégia da empresa de reforçar as vendas desse tipo de produto no exterior. Em junho de 2007, a companhia contratou 12 gerentes para buscar clientes para esse nicho nos Estados Unidos, Canadá, México e Caribe.

O esforço para conquistar o mercado executivo, no entanto, começou muito antes, com a busca de projetos que pudessem equacionar a eficiência necessária na aviação comercial com o detalhismo típico dos modelos mais luxuosos da aviação executiva ( veja reportagem da EXAME sobre como a empresa lidou com esse desafio ).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame