Negócios

Em decisão inédita, Suzuki encerra operações no Brasil

A Suzuki do Brasil Automotores anunciou nesta segunda-feira (31/03) que está encerrando suas atividades no Brasil. Em 83 anos de atividades, esta é a primeira vez que a Suzuki fecha uma de suas subsidiárias. Segundo o presidente da empresa, Toshio Ozawa, a desvalorização do real em 2002 e a dificuldade em manter a competitividade nos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Suzuki do Brasil Automotores anunciou nesta segunda-feira (31/03) que está encerrando suas atividades no Brasil. Em 83 anos de atividades, esta é a primeira vez que a Suzuki fecha uma de suas subsidiárias. Segundo o presidente da empresa, Toshio Ozawa, a desvalorização do real em 2002 e a dificuldade em manter a competitividade nos preços inviabilizaram a importação e a distribuição da linha de automóveis no Brasil. Em 2002, o faturamento da Suzuki Brasil foi de 27 milhões de reais. As operações no país representavam apenas 0,09% do faturamento mundial da empresa.

Temos muitos consumidores no Brasil e somos gratos a todos , disse Ozawa ao anunciar a decisão. Mas a desvalorização do real ocasionou um insustentável aumento nos custos . A empresa divulgou nota esclarecendo que uma redução na alíquota do imposto de importação poderia ter ajudado a aumentar as vendas, mas frisou que a decisão levou em conta principalmente a instabilidade cambial. A medida é restrita à operação com automóveis. As vendas de motos e de motores de popa são feitas por distribuidores independentes e não serão alteradas. A Suzuki manterá a assistência técnica aos usuários de automóveis da marca e o fornecimento de peças originais para reposição.

A importação dos veículos Suzuki começou em 1991. Na época, a operação ficava por conta da distribuidora Suzuki do Brasil Automóveis Importação e Exportação. Em 2000, as atividades passaram a ser realizadas pela Suzuki do Brasil Automotores e a marca ampliou sua participação no mercado. Entre as linhas que ganharam espaço no mercado brasileiro se destacam os utilitários esportivos Vitara e Grand Vitara.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

De olho em mercado promissor, empresas chinesas de materiais de lítio investem no exterior

Inovar é preciso: este é o melhor caminho para começar uma carreira em inovação

Após cortes em sua divisão de TV e na Pixar, Disney demite mais 300 pessoas

No RS, o desafio da reconstrução pós-enchente em meio a novas catástrofes climáticas Brasil afora