Para Eike, candidatos à presidência terão de controlar inflação
Em entrevista ao Financial Times, empresário se diz otimista com crescimento econômico do Brasil
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
São Paulo - Em entrevista publicada hoje (24/5) no jornal Financial Times, o empresário Eike Batista disse não se importar com quem vai ganhar as eleições presidenciais, pois os candidatos sabem como é importante controlar a inflação.
O empresário disse que acredita que o Brasil pode crescer 5% ao ano durante uma década. "O país ainda tem um excedente de exportação maciça, por volta de 10 bilhões de dólares", comentou Eike. "Os bancos internacionais estão dispostos a financiar nossos negócios".
Para Eike, o super aquecimento do consumo preocupa porque pode gerar inflação. De acordo com ele, isso mostra que a economia nacional está crescendo, apesar de que investimentos precisam ser feitos para evitar gargalos de produção.
O empresário creditou a expressão novo Brasil usada pelo jornal britânico aos 16 anos de regras constantes, que surgiram em 1994 com o presidente Fernando Henrique Cardoso e foram mantidas por Lula. "Para nós e para investidores estrangeiros é importante ter regras estáveis, como as que agora nós temos", afirmou.