Eduardo Leite na COP: meio ambiente será tema central da campanha em 2022
Governador do Rio Grande do Sul, que busca candidatura à presidência, está em Glasgow, na Escócia, onde participa da COP26
Modo escuro
COP26: "Há oportunidades para atrair investimentos", justificou o governador gaúcho (Agência Brasil) (José Cruz/Agência Brasil)
Publicado em 3 de novembro de 2021, 14h16.
Última atualização em 5 de novembro de 2021, 12h29.
*De Glasgow, na Escócia
A campanha para as eleições de 2022 promete ser acirrada e terá o meio ambiente como tema central. Quem diz isso é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que está em Glasgow para participar da COP26, a Conferência do Clima da Onu. Leite busca uma vaga na corrida presidencial pelo PDSB e concorre nas prévias com o governador de São Paulo, João Dória, que também veio à COP.
"Há oportunidades para atrair investimentos", justificou o governador gaúcho. "Um dos objetivos é transformar o Rio Grande do Sul em um polo de produção de hidrogênio.
Leite está junto de uma comitiva de 10 governadores que integram o Consórcio Brasil Verde: João Doria (SP), Carlos Moisés (SC), Mauro Mendes (MT), Wellington Dias (PI), Paulo Câmara (PE), Hélder Barbalho (PA), Camilo Santana (CE), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES), que preside o grupo.
Para Casagrande, se antigamente os estados competiam entre si na área fiscal para atrair investimentos, hoje, a disputa é para ver quem é mais "limpo". "É uma briga bem mais saudável", disse Casagrande à EXAME. "Os governos estaduais estão ocupando um espaço deixado pela ausência do governo federal no tema."
Exame na COP
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.
Uma das principais tarefas da COP é revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países membros e, com base nessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a serem tomadas.
Para além disto, líderes empresariais, sociedade civil e mais, se unem para discutir suas participações no tema. Neste cenário, a EXAME atua como parceira oficial da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.
Mais lidas em Negócios
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais