Negócios

Desmatamento na Amazônia em outubro atinge 876 km2

Conter o avanço do desmatamento precisará ser esforço central para que o Brasil atinja as metas de redução de emissões anunciadas na COP26

Queimada na Amazônia, próxima a Porto Velho, em Rondônia. (Bruno Kelly/Amazonia Real/Divulgação)

Queimada na Amazônia, próxima a Porto Velho, em Rondônia. (Bruno Kelly/Amazonia Real/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2021 às 09h00.

Em outubro os números do desmatamento na Amazônia ficaram abaixo do mês de setembro. Foram 876,56 quilômetros quadrados em outubro, enquanto em setembro foram 984,61 quilômetros quadrados. No entanto, esse comportamento de diminuição do desmatamento é esperado neste mês, como parte da dinâmica na região. Por isso é importante analisar o desmatamento em relação ao mesmo mês nos anos anteriores. E quando comparado a média histórica para o mês de outubro, que é de 617,5 quilômetros quadrados, houve um aumento de 42%.

Conheça o mais completo curso de formação executiva sobre ESG no Brasil.

A mudança de postura do Brasil na COP26, mostrando mais disposição em avançar com as negociações foi notada e bem recebida. Porém este resultado reforça a necessidade do país colocar o combate ao desmatamento da Amazônia como esforço central. O desmatamento é atualmente a maior fonte de emissões do país e, portanto, o atingimento das metas da NDC brasileira passa necessariamente pela conservação das florestas, especialmente da Amazônia.

Por outro lado, foram identificados 566,6 quilômetros quadrados de cicatrizes de incêndios florestais, que representa cerca de 20% da média para o mês. O número de focos de incêndio também apresentou queda em relação a setembro, segundo dados do Queimadas/Inpe. Foram 11.500 focos em outubro, uma queda de 31% em relação ao mês anterior e de 33% em relação a outubro de 2020.

 Os municípios que mais desmataram em outubro de 2021

(Deter/Inpe/Divulgação)

Os municípios com maior área no mês de outubro foram: Altamira, Uruará e Portal, no Pará, Porto Velho, em Rondônia e Lábrea, no Amazonas. Esses cinco municípios responderam por 26% do desmatamento total identificado na Amazônia no mês. Conheça mais sobre esses municípios.

 

Os cinco municípios que mais desmataram em outubro

(CPTEC/INPE/Divulgação)

 

Acompanhe tudo sobre:COP26DesmatamentoExame na COP26IncêndiosMeio ambientePrefeituras

Mais de Negócios

Há três meses, marca de hair care Braé lançou produtos para magazines que já são 10% das vendas

Bem-estar acessível

Todos por todos

Uma rede em expansão

Mais na Exame