DAS-MEI de agosto vence nesta segunda-feira, 21; saiba como emitir boleto
O pagamento mensal da guia dentro da validade garante ao MEI o acesso aos benefícios da Previdência Social, além de garantias à família
Repórter de Negócios
Publicado em 21 de agosto de 2023 às 10h14.
O prazo para pagamento sem juros do boleto do DAS se encerra nesta segunda-feira, 21 de agosto. A quitação mensal da guia dentro da validade garante ao Microempreendedor Individual ( MEI ) o acesso aos benefícios da Previdência Social, comoaposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença e afastamento, além de garantias à família, comopensão por morte e auxílio-reclusão.
O Sebrae oferece um novo recurso que permite a emissão da guia do boleto DAS-MEI sem custo para o MEI. A ferramenta está disponível no portal do Sebrae ou no aplicativo para celulares. "Com a novidade, o processo ficou mais rápido, intuitivo e simples. Em menos de 10 segundos são emitidos boletos para download ou códigos para pagamentos on-line", diz a instituição.
- Taxas de hipoteca nos EUA superam 7,16% e operam no maior nível desde 2001
- Caixa altera sorteio da Mega-Sena para aumentar o prêmio; veja o que muda
- Uma aposta ganha prêmio de mais de R$ 4 milhões da Mega-Sena
- Próxima semana do Senado abordará MP do salário mínimo e correção da tabela do IR
- Guerra na Ucrânia: ataque da Rússia com míssil deixa ao menos 5 mortos e 37 feridos
- TCU começa discussão de processo sobre prazo de mandato de Baigorri, presidente da Anatel
O que é o DAS?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma guia única de pagamento de impostos pela qual o Microempreendedor Individual (MEI) faz o recolhimento dos seus tributos. Esse documento é acessado de forma on-line e pode ser pago em qualquer serviço bancário até o dia 20 de cada mês ou dia útil subsequente.
30 franquias baratas a partir de R$ 2.320 para trabalhar de casa
Como funciona?
- Para emitir o boleto, o MEI deve fazer o login com CPF e senha no portal do Sebrae
- Acessar o ambiente personalizado “Meu Mural”, onde estará disponível a emissão do boleto ou código para pagamento on-line, bem como a consulta ao histórico de pagamentos da contribuição.
- Caso o usuário não possua o CNPJ MEI vinculado, basta inserir o dado no campo “CNPJ” para emiti-lo.
- Para o usuário que possui o CNPJ MEI vinculado ao cadastro, basta acessar as abas de contribuição, pois o campo “CNPJ” aparece preenchido automaticamente. Em “Ver boletos pagos”, é possível consultar o histórico de pagamentos.
Como começar a empreender: guia completo para iniciantes
(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)