Negócios

Com economia fraca, Itaú espera mais calotes em 2015

No trimestre, banco aumentou significativamente a reserva para cobertura de perdas e corrigiu a expectativa para aumento anual da carteira de crédito


	Itaú: lucro líquido do banco chegou a 5,7 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano
 (Sérgio Moraes/Reuters)

Itaú: lucro líquido do banco chegou a 5,7 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano (Sérgio Moraes/Reuters)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 6 de maio de 2015 às 10h17.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - O Itaú espera maiores perdas com calotes neste ano devido ao enfraquecimento da economia. O banco incluiu, em seu balanço do primeiro trimestre, despesas de 5,5 bilhões de reais para compensar possíveis inadimplências, um índice de cobertura de 200%.

A quantia é 19,5% maior do que a destinada para essa mesma finalidade de outubro a dezembro e 29,7% maior quando comparada ao primeiro trimestre de 2014.

Na mesma linha, a empresa também revisou as provisões de expansão da carteira de crédito (estoque de financiamentos) para o ano. Antes, esperava-se um amento na faixa de 6% a 9% e, agora, a expectativa é de 3% a 7%.

"Quando fizemos a expectativa original, o cenário macroeconômico era razoavelmente diferente de hoje", explicou o diretor de relações com investidores da companhia, Marcelo Kopel, em conferência com jornalistas para divulgação dos resultados.

“Havia algum crescimento econômico, mesmo que baixo, e isso mudou ao longo do primeiro trimestre”, completou.

O aumento da reserva para cobertura de calotes, no entanto, está mais relacionado a empréstimos feitos a grandes empresas do que a pessoas físicas, segundo Kopel.

"Essa subida aconteceu por conta de grandes nomes", disse. De acordo com ele, o banco vem reforçando a provisão devido a atrasos que já ocorreram e a outras inadimplências que podem surgir ao longo do ano.

"Há a expectativa de alguma dificuldade e estamos sendo proativos [em comunicar esse receio ao mercado]", afirmou.

Balanço

No primeiro trimestre deste ano, a carteira de crédito total do banco teve um saldo de 578,5 milhões de reais, um crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O índice total de inadimplência acima dos 90 dias caiu de 3,5% para 3,1% no primeiro trimestre ante mesmo período do ano passado. Essa foi a 11ª queda consecutiva registrada.

O lucro do banco no primeiro trimestre atingiu os 5,7 bilhões de reais, cifra 29,7% maior do que o apresentado no mesmo período do ano passado. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasBancosItaúDívidas empresariaisCréditoBalanços

Mais de Negócios

Das portas fechadas aos 60 anos à meta de faturar R$ 1 milhão em 2027

O que acontece com a economia quando milhões de pessoas passam a comer menos?

Campo Grande lidera lista das cidades que mais crescem em franquias no Brasil; veja ranking

'Se ficar na commodity, vai perder a batalha', diz Semenzato sobre o desafio das pequenas empresas