BTG Pactual confirma compra do PanAmericano por R$ 450 milhões
Banco de André Esteves não teria assumido as dívidas do PanAmericano
Da Redação
Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 21h16.
São Paulo - Depois de dias de suspense, o BTG Pactual confirmou em nota a compra do Banco PanAmericano, que pertencia ao Grupo Silvio Santos, por 450 milhões de reais. A cifra envolve a aquisição de 37,64% do capital total do banco, equivalente a 51% das ações ordinárias e 21,97% das preferenciais.
Agora, o BTG Pactual dividirá com a Caixa Econômica Federal (CEF), o controle do banco. A CEF detém 49% do capital votante da instituição. De acordo com nota à imprensa, o banco de André Esteves afirma que fechou um acordo de acionistas com a CEF. Na conclusão do negócio, está prevista uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) para os minoritários. Serão oferecidas as mesmas condições propostas ao controlador, ou seja, 4,89 reais por ação.
José Luiz Acar Pedro será o novo presidente executivo do PanAmericano. O executivo é um dos sócios do BTG Pactual. “O PanAmericano será uma plataforma independente de distribuição de produtos e crédito para o varejo”, afirmou o presidente do BTG Pactual, André Esteves, na nota à imprensa.
O texto não cita o destino da dívida do PanAmericano, avaliada em 4 bilhões de reais. De acordo com a assessoria do BTG Pactual, não há menção à divida, porque o BTG não a assumiu. A cifra representaria os 2,5 bilhões de reais inicialmente emprestados pelo Fundo Garantidor de Crédito, em novembro, para tapar o rombo descoberto nas contas do banco, além de 1,5 bilhão adicionais, referentes a novas estimativas de rombo, divulgadas na última semana.