Exame Logo

British Airways e Iberia anunciam fusão

Por Marcílio Souza Madri - A British Airways (BA) e a Iberia concordaram ontem em criar uma das maiores companhias aéreas do mundo, depois de mais de 15 meses de negociações. A fusão, que pode levar mais um ano para ser fechada, vai resultar em uma nova empresa aérea europeia com receita anual de cerca […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Por Marcílio Souza

Madri - A British Airways (BA) e a Iberia concordaram ontem em criar uma das maiores companhias aéreas do mundo, depois de mais de 15 meses de negociações. A fusão, que pode levar mais um ano para ser fechada, vai resultar em uma nova empresa aérea europeia com receita anual de cerca de 15 bilhões de euros (US$ 22 bilhões). Os atuais acionistas da British Airways possuirão 56% da nova empresa, enquanto os da Iberia terão o restante.

Veja também

No ano passado, as duas companhias somadas transportaram 62 milhões de passageiros em 419 aeronaves, o que as colocaria no sétimo lugar mundial em termos de tráfego, logo atrás da United Airlines, de acordo com a consultoria Ascend. A Delta Air Lines é a maior empresa aérea do mundo nesse critério, com 121 milhões de passageiros.

A BA e a Iberia vão continuar existindo como marcas e companhias operacionais separadas, mantendo seus centros de operações em Londres e Madri, respectivamente, disse o executivo-chefe da BA, Willie Walsh, que será o executivo-chefe da nova empresa. O atual presidente da Iberia, Antonio Vázquez, será o presidente do conselho, enquanto o presidente da BA, Martin Broughton, será vice-presidente.

Walsh disse que a fusão deverá aumentar o lucro em 400 milhões de euros no quinto ano após o acordo ser fechado. Dois terços desse aumento virão de economias de custo e um terço de incremento de receita, prevê. O volumoso passivo da BA, que era de 3 bilhões de libras ao final de março, foi um dos entraves para as negociações. Segundo o acordo assinado ontem, esse passivo será alocado para a companhia operacional britânica.

Hoje a Iberia informou que obteve prejuízo líquido de 16,4 milhões de euros no terceiro trimestre, saindo do lucro líquido de 20,4 milhões de euros de igual período do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, depreciações, amortizações e aluguel de aeronaves, a medida preferida de lucro da Iberia, caiu 53% entre os períodos, para 74,5 milhões de euros. Os custos operacionais diminuíram 15%, para 1,22 bilhão de euros. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame