Negócios

Braço americano da Gerdau conclui aquisição bilionária da Chaparral Steel Company

Confirmação do negócio de 4,2 bilhões de reais aumenta em mais de 30% a capacidade produtiva da empresa brasileira nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A subsidiária da brasileira Gerdau na América do Norte, a Gerdau Ameristeel Corporation, anunciou na sexta-feira (14/09) a conclusão da aquisição da Chaparral Steel Company, segunda maior produtora de aços estruturais dos Estados Unidos.

Na quarta-feira (12/09), a aquisição havia sido aprovada por uma Assembléia extraordinária de acionistas da Chaparral, pouco mais de dois meses após a Gerdau Ameristeel anunciar que havia chegado a um acordo para a compra da empresa, em 10 de julho.

A Chaparral possui duas mini mills em território americano - uma em Midlothian, no Texas, e outra em Dinwiddie County, na Virgínia. Com as duas plantas, as operações chegam a 2,8 milhões de toneladas anuais.

Esse volume aumentará em 31% a capacidade de produção da Ameristeel, hoje estimada em pouco mais de 9 milhões de toneladas por ano.

Aquisição bilionária

Para comprar a Chaparral, a Gerdau Ameristeel fez uma oferta de 4,22 bilhões de dólares, financiada em boa parte por dois empréstimos obtidos em operações sindicalizadas internacionais de bancos. Lideram o financiamento o ABN Amro, o HSBC e o JP Morgan Securities.

A aquisição da Chaparral traz escala ainda maior para a área internacional da Gerdau, que possui operações em 12 países, além do Brasil.

Somadas, as subsidiárias estrangeiras e as operações no Brasil correspondem a uma capacidade produtiva de 23 milhões de toneladas anuais de aço. A Gerdau é a 14ª maior fabricante mundial do produto.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame