Exame Logo

Bloomberg compra a revista BuinessWeek

Agência de notícias pagou entre 2 milhões e 5 milhões de dólares em sua primeira aquisição em 28 anos de história

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A agência de notícias Bloomberg venceu a disputa pela compra da BusinessWeek, uma das mais tradicionais revistas de economia do mundo. As duas empresas não revelaram o valor pago, mas um texto publicado no próprio site da BusinessWeek afirma que o desembolso da Bloomberg teria ficado entre 2 milhões e 5 milhões de dólares. A agência de notícias criada pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, também deve assumir as dívidas da revista.

A BusinessWeek foi colocada à venda após registrar queda na circulação, nas vendas e no faturamento publicitário. No segundo trimestre, as receitas com anúncios encolheram 30% em relação ao mesmo período do ano passado. A crise e a concorrência com a internet prejudicaram os resultados de diversas empresas de mídia, incluindo a revista.

Veja também

Se o negócio for fechado até o dia 1º de dezembro como está previsto, será a primeira aquisição feita pela Bloomberg em seus 28 anos de história. A agência se tornou líder no fornecimento de informações para o mercado financeiro com a cultura de crescer sem comprar rivais. "A aquisição da BusinessWeek trará grandes benefícios para os usuários dos terminais da Bloomberg, para nossa televisão e também para os negócios de internet e celular", afirmou Daniel L. Doctoroff, presidente da Bloomberg.

O negócio também representa uma mudança de foco para a Bloomberg, que sempre teve como principais clientes os bancos, as corretoras e outros agentes do mercado financeiro em diversos países do mundo. Já a BusinessWeek é mais focada nas pessoas físicas interessadas em notícias de economia e também é considerada bastante influente entre executivos e o alto escalão do governo americano.

A expectativa é de que os clientes que pagam para ler o conteúdo produzido pela Bloomberg tenham a partir de agora acesso também às informações da BusinessWeek. Já a revista terá o apoio de uma empresa bastante poderosa e lucrativa. "Nós estamos posicionados para preservar e construir a presença de mercado da BusinessWeek", afirmou Norman Pearlstine, chefe de conteúdo da Bloomberg, que passa a ocupar o cargo de presidente da revista.

A BusinessWeek continuará a ser publicada semanalmente, mas seu logotipo deve incorporar também a marca Bloomberg de uma forma ainda indefinida. Também não está definido se as duas empresas terão websites distintos ou formarão um único grande portal de economia. Juntos os sites contabilizam 20 milhões de usuários únicos por mês e faturam 60 milhões de dólares.

A BusinessWeek foi fundada em 1929, ano que marcou o início nos Estados Unidos da pior crise financeira e econômica do século XX. Atualmente, possui cerca de 400 funcionários e 4,8 milhões de leitores semanais em 140 países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame