Exame Logo

Os 10 principais destaques de negócios da semana

Prejuízos e queda no lucro de empresas, conselho de Abílio Diniz e mais problemas com a B2W marcaram a semana

Prejuízo da Marfrig dispara 687,2% no terceiro trimestre (Claudio Rossi/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2011 às 07h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h29.

O frigorífico Marfrig anunciou nesta semana um prejuízo 687,2% maior no terceiro trimestre de 2011 em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado passou para 540 milhões de reais, de 68,6 milhões de reais doze meses antes. Em relatório de desempenho, a companhia atribui o resultado negativo principalmente aos efeitos não caixa da variação cambial entre 30 de setembro e 30 de junho deste ano.
  • 2. Dona dos sites Americanas e Submarino vai recorrer de decisão do Procon

    2 /10(Luis Ushirobira/EXAME.com)

  • A B2W, responsável pelos sites Americanas, Submarino e Shoptime, informou que irá entrar com recurso no Procon para impedir a interrupção de seus serviços de varejo on-line por três dias. "A decisão do Procon oferece possibilidade de recursos nas esferas administrativa e judicial, que serão apresentados nos prazos legais", informa o comunicado. Na quinta-feira, o Procon determinou a suspensão das atividades por 72 horas das três lojas de comércio eletrônico em todo o estado de São Paulo por falhas na entrega de produtos oferecidos a seus consumidores. Não foi especificado quando isso irá ocorrer. A empresa tem até 15 dias para recorrer da decisão. Nesse período, os endereços continuam no ar.
  • 3. Mabel planeja aquisições depois de venda de unidade para a PepsiCo

    3 /10(Divulgação)

  • Após anunciar a venda da divisão de biscoitos para a PepsiCo, a Mabel já planeja novas aquisições para se fortalecer em outros setores. A informação foi dada pelo deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), presidente do Conselho do Grupo Mabel, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira. “Nós queremos reforçar nossa presença em alimentos e sucos”, disse ele. Mas se a ideia é crescer, por que vender uma parte tão importante do grupo? “A Mabel não está mudando, está tendo uma oportunidade de melhora”, explica Sandro. “A marca não é tão forte em regiões como São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Com a PepsiCo, a situação vai mudar.”
  • 4. 5 razões que fizeram a TAM tropeçar no terceiro trimestre

    4 /10

    A TAM acumulou prejuízo líquido de 619,7 milhões de reais no terceiro trimestre de 2011, revertendo o lucro de 733 milhões de reais somado um ano antes. Várias razões levaram a companhia a registrar resultado negativo no período. Segundo a TAM, o efeito câmbio, que totalizou despesas de 1,3 bilhão de reais no terceiro trimestre, no entanto, foi uma das principais. Confira as outras.
  • 5. Dois diretores deixam LBR, dona da Parmalat

    5 /10(Alexandre Battibugli/EXAME)

    A fabricante de lácteos LBR, dona da marca Parmalat e que tem a GP Investments entre seus principais sócios, anunciou a saída de dois de seus cinco principais diretores na última quinta-feira. Deixaram a companhia Jorge Rocha, diretor comercial, e Fernando Meller, diretor de operações. As baixas não foram as primeiras neste ano no alto escalão. Em julho, o executivo Fernando Falco deixou a presidência da companhia para tocar negócios pessoais, substituído por Marcos Póvoa, até então membro do conselho de administração.
  • 6. O conselho de Abilio Diniz aos empresários: “não sonhem; sejam práticos”

    6 /10(Edu Lopes/Veja)

    O empresário Abilio Diniz já passou por muitas dificuldades antes de chegar à posição que ocupa – o de maior varejista do país, com o Grupo Pão de Açúcar. E, segundo ele, boa parte das suas conquistas foi feita sempre com os dois pés no chão. Abilio foi um dos palestrantes da HSM Expomanagement na terça-feira. Falando sobre estratégia e liderança, o empresário mandou um recado a todos aqueles que almejam trilhar caminhos semelhantes ao seu: "empresário não tem direito de sonhar, tem que ser pragmático e objetivo".
  • 7. Lucro da Usiminas no trimestre cai 70%, para R$ 154 mi

    7 /10(Kiko Ferrite)

    A Usiminas anunciou hoje lucro líquido de 154 milhões de reais no terceiro trimestre de 2011, o que representa uma queda de 70% sobre os 514 milhões de reais anotados no mesmo período do ano passado. A siderúrgica apresentou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) de 343 milhões de reais de julho a setembro, cifra 53% menor que a de 735 milhões de reais no terceiro trimestre de 2010. A margem Ebitda caiu de 22,7% para 11,5% em igual comparação.
  • 8. 5 motivos por que a Hypermarcas derrapou no terceiro trimestre

    8 /10(Lia Lubambo/EXAME)

    A Hypermarcas já sonhou em ser a Unilever brasileira e já foi conhecida pela sua agressiva política de aquisições para crescer. Mas, nos últimos meses, a empresa de bens de consumo brecou as compras e inverteu o sinal: começou a vender marcas. Outro sinal de que as coisas já foram melhores para a Hypermarcas é o balanço do terceiro trimestre. A empresa reportou um prejuízo líquido de 190,5 milhões de reais, ante lucro de 78 milhões de reais registrado um ano antes. Veja os motivos.
  • 9. Land Rover terá fábrica no Brasil, diz Pimentel

    9 /10(The Car Spy/Flickr)

    O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que a Land Rover construirá uma fábrica no Brasil. "Eles estão com o projeto pronto", disse hoje a jornalistas, em Londres, onde participa de reunião anual do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (Jetco, na sigla em inglês), formado para ampliar a cooperação entre o Brasil e o Reino Unido. Sem dar mais detalhes, Pimentel disse que o local ainda não foi escolhido e está sendo negociado com os estados. Segundo ele, será a primeira fábrica da montadora fora do Reino Unido - a empresa possui uma linha de CKD (carros desmontados) na Índia, onde está a Tata, seu grupo controlador.
  • 10. Time Warner faz oferta de € 1 bi pela Endemol

    10 /10(Divulgação/Time Warner)

    O grupo americano Time Warner fez uma oferta de compra à produtora holandesa de televisão Endemol de um bilhão de euros, informa o Wall Street Journal, que cita pessoas ligadas às negociações. Um porta-voz da Endemol confirmou ao WSJ que a produtora recebeu uma oferta da gigante americana do entretenimento, mas não revelou detalhes. A Endemol, criadora de vários reality shows, como o Big Brother, está em negociações com os bancos para reestruturar uma dívida de dois bilhões de euros herdada por sua recuperação, em 2007, pelo grupo italiano Mediaset em aliança com o banco de investimentos americano Goldman Sachs.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame