Exame Logo

As 10 notícias de negócios que marcaram a semana

Barcelona goleou o Santos, São Paulo F.C. terá estádio coberto, hotel e arena de eventos

Semana do futebol (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 13h18.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.

São Paulo – Essa semana começou com a goleada no Barcelona sobre o Santos. Dentro e fora de campo. Outro time brasileiro anunciou sua estratégia para pagar a cobertura de seu estádio. O São Paulo F. C. terá um hotel e uma arena para shows de médio porte.  Veja as principais notícias de negócios dessa semana:
  • 2. 1) Barcelona goleia Santos dentro e fora de campo

    2 /11(David Ramos/Getty Images)

  • Um estudo da consultoria BDO mostra as diferenças estruturais entre o Santos e o Barcelona. Não foi só no jogo do último domingo que o time da baixada santista perdeu para o clube Catalão. Na temporada 2010/11, o Barcelona levantou receitas de 1,089 bilhão de reais, contra um faturamento estimado para o Santos pela BDO Trevisan em 156 milhões de reais. O Barcelona obteve apenas 60 milhões de reais com as transferências de atletas. O time obteve receitas de acordos com redes de TV para a transmissão de jogos, venda de produtos licenciados  e  ingressos para partidas e eventos no estádio Camp Nou.
  • 3. 2) Estádio do Morumbi terá cobertura, hotel e área para shows

    3 /11(Divulgação)

  • O São Paulo Futebol Clube e a Andrade Gutierrez anunciaram nessa semana a realização de uma parceria para a reforma do Estádio do Morumbi. A obra de cobertura do estádio do Morumbi – que inclui a construção de um hotel e de uma arena de shows – vai custar entre 300 milhões de reais e 400 milhões de reais. O investimento não será feito pelo São Paulo Futebol Clube, tampouco pela sua parceira na obra, a construtora Andrade Gutierrez. Os recursos virão dos parceiros que irão administrar o hotel e a arena. O nome dos parceiros ainda não é revelado. O hotel e a arena de shows serão construídos para viabilizar a cobertura do estádio. O clube recebeu a demanda pela cobertura do estádio na época das visitações para conseguir sediar jogos da Copa do Mundo.
  • 4. 3) Agnelli, ex-Vale, cria firma de investimentos AGN Participações

    4 /11(Mauricio Lima/AFP Photo)

    Finalmente foi descoberto o próximo passo de Roger Agnelli , ex-presidente da Vale. Agnelli criou uma empresa de investimentos, a AGN Participações, com foco em biomassa, portos e mineração de médio porte no Brasil e na África. O empresário espera ter negócios da nova empresa em andamento já em janeiro.
  • 5. 4) Marfrig negocia transferência de logística para a JSL

    5 /11(DIVULGACAO)

    A Marfrig anunciou nessa semana que negocia com a JSL a transferência da gestão de suas operações logísticas, incluindo todas as etapas de transporte e armazenagem dos seus produtos no Brasil. Segundo o acordo, a JSL vai comprar da Marfrig alguns ativos logísticos, próprios para a operação de produtos refrigerados, pelo valor de 150 milhões de reais. A compra está sujeita a celebração do contrato de gestão. Ainda nessa semana, um dos membros do Conselho Fiscal do frigorífico Marfrig pediu demissão nesta quinta-feira. Estefan George Haddad deixou a empresa para assumir um cargo de diretoria na auditoria BDO RCS.
  • 6. 5) Pague Menos e Ultrafarma negociam fusão, diz jornal

    6 /11(Alexandre Battibugli/EXAME)

    A rede de farmácias Pague Menos e a Ultrafarma estariam negociando uma fusão. As informações são do jornal Valor Econômico. Segundo o jornal, Sidney Oliveira, presidente da Ultrafarma, e Francisco Deusmar de Queirós, presidente da Pague Menos, têm se encontrado frequentemente nas últimas semanas. As conversas ainda seriam preliminares.
  • 7. 6) Makro ultrapassa Máquina de Vendas em ranking do varejo

    7 /11(Antonio Milena)

    Na última edição do ranking do varejo , elaborado pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), o Makro ultrapassou a antiga 5ª colocada, a Máquina de Vendas, e agora faz companhia para as gigantes. Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Lojas Americanas seguem dominando o varejo brasileiro.  O Makro era a 6ª maior empresa do setor no Brasil. Com um faturamento de 6 bilhões de reais, o grupo – que possui 76 lojas no país – ultrapassou a Máquina de Vendas, que faturou cerca de 5 bilhões de reais e também foi ultrapassada pelo Magazine Luiza. A Máquina de vendas possui 750 lojas, quase dez vezes mais que o Makro.
  • 8. 7) Zara assina termo de ajuste de conduta com o Ministério Público do Trabalho

    8 /11(Mário Rodrigues/Veja)

    A Zara Brasil terá de realizar um investimento social de 3,4 milhões de reais e criar um fundo de emergência para resolver eventuais situações de precariedade de condições para os trabalhadores. Esse foi o acordo assinado entre a empresa espanhola, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego nessa semana. A Zara também se comprometeu a eliminar as precárias condições de trabalho e a garantir qualidade de vida de seus empregados. Na versão anterior do termo de ajuste de conduta, que a Zara não quis assinar, o MPT pedia indenização de 20 milhões de reais para reparação de danos morais coletivos.
  • 9. 8) Vale teria vendido quatro dos supernavios, diz jornal

    9 /11(Biaman Prado/Reuters)

    Nessa semana circulou a informação de que a Vale teria vendido quatro de seus 19 navios encomendados a estaleiros coreanos e chineses – e que ainda queria se desfazer dos outros. Recentemente, o supercargueiro Beijing, da Vale, rachou quando embarcava minério de ferro da empresa. O navio seguiria para o Porto de Roterdã, na Holanda, mas, por causa da rachadura, teve que ficar ancorado no Porto de São Luís, no Maranhão. O Beijing foi contratado pela Vale da coreana STX Pan Ocean. Os portos chineses também ofereceram resistência em receber as embarcações da mineradora.
  • 10. 9) O luxo da Bottega Veneta ganha primeira loja no Brasil

    10 /11(Getty Images/Getty Images)

    A grife italiana Bottega Veneta inaugurou nessa semana a sua primeira loja no Brasil, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Nessa loja serão vendidos apenas acessórios , que são o carro chefe da marca. A grife pretende abrir uma nova loja no Brasil em abril, no shopping JK Iguatemi, também na cidade de São Paulo – e esse ponto de venda terá a linha completa da marca, com acessórios e roupas.
  • 11. 10) ALL, Triunfo e Vetorial criam empresa em mineração e logística

    11 /11(Joel Rocha/EXAME.com)

    As empresas de logística ALL e Triunfo Participações e a mineradora Vetorial formaram uma joint venture, a Vetria, para criar um sistema integrado mina-logística-porto. A Vetria "atuará na exploração, beneficiamento, transporte, comercialização e exportação de minério de ferro por meio de um porto privado a ser construído em Santos (SP)". A ALL terá 50,38 por cento da Vetria, enquanto a Triunfo ficará com 15,79 por cento e os acionistas da Vetorial com 33,83 por cento.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame