As 10 notícias de negócios mais importantes da semana
Última semana de 2012 tem executivo brasileiro em destaque mundial e empresa chegando ao país
Da Redação
Publicado em 29 de dezembro de 2012 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h48.
São Paulo - O ex-presidente da Vale e criador da mineradora B&A, Roger Agnelli , foi apontado pela Harvard Business Review como o quarto melhor CEO do mundo. O período analisado pela publicação é de 1995 a 2010, e focou executivos que tenham ficado, pelo menos, dois anos no comando das empresas. A indicação de Agnelli deveu-se, portanto, ao seu desempenho à frente da Vale.
Renzo Rosso, o fundador da famosa marca de jeans Diesel , é o mais recente empresário a fazer fortuna no mundo da moda. Segundo a revista americana Forbes, Rosso é o único proprietário da The One Brave, a holding que controla o grupo Diesel. Como a Forbes avalia a Diesel em 2,5 bilhões de dólares, Rosso ganhou um lugar na lista dos homens mais ricos do mundo.
O Ministério da Justiça notificou a GOL sobre o direito dos passageiros de terem suas passagens remarcadas ou canceladas sem cobrança de taxa extra. A medida vale para os bilhetes da Webjet, comprada pela GOL em 2011, e fechada no mês passado.
A Fiat vai investir 1 bilhão de euros na Itália, onde foi fundada. A maior parte do dinheiro irá para a fábrica de Melfi, com o objetivo de produzir SUVs compactos que serão vendidos com as marcas Jeep e Fiat.
A Vale acertou a venda de uma fatia de 25% que detinha em um bloco de petróleo no Espírito Santo. A compradora é a subsidiária brasileira da Statoil, e o acordo foi fechado por 40 milhões de dólares.
A americana SBA Communications comprou 800 torres da operadora Vivo . O negócio foi fechado por 362,8 milhões de reais, e marca a entrada da SBA no Brasil.
A Nestlé e a Ambev fecharam uma parceria para a distribuição de água mineral das marcas Nestlé Pureza Vital e São Lourenço. O acordo envolve o Sudeste brasileiro e os estados do Paraná e Bahia. Já a Ambev afirmou que, ao oferecer os produtos da Nestlé, estará completando seu portfólio neste mercado.
A CCR e a Engevix perderam para a francesa Vinci o leilão de compra da Aeroportos de Portugal (ANA), o equivalente à brasileira Infraero. A CCR participava de um consórcio com o fundo Global Infrastructure Partners e a suíça Flughafen Zürich. Já a Engevix concorria com o consórcio Eama, liderado pela argentina Corporación América.
A companhia aérea portuguesa TAP , objeto do desejo da brasileira Avianca, ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 10 milhões de passageiros transportados em um ano. A marca foi alcançada em 24 de dezembro, com um voo que pousou em Belo Horizonte.
Depois de 15 anos, a rede americana de fast food Burger King voltou a operar na França. O primeiro restaurante do retorno foi aberto no Aeroporto de Marselha. Não deixa de ser uma coincidência simbólica do desembarque da empresa controlada pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.