Exame Logo

As 10 notícias de negócios mais importantes da semana

Bill Gates, Eike Batista e Jorge Paulo Lemann estão entre os principais personagens da semana

Brasilionário (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2013 às 07h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.

Na semana em que Bill Gates voltou a ser o homem mais rico do mundo, Eike Batista culpou seu mapa astral pelo mau momento nos negócios e o empresário Jorge Paulo Lemman foi apelidado de "brasilionário". Além disso, a TelexFREE anunciou que vai processar a Globo e o Google falou sobre a Calico, sua ofensiva no setor de saúde. Veja a seguir essas e outras notícias que marcaram última semana.
  • 2. Nome de príncipe, fortuna de rei

    2 /9(Stan Honda/AFP)

  • William Gates III – mas pode chamar de Bill Gates. Segundo a Forbes, esse é o nome do homem mais rico do mundo hoje. Com fortuna de 72 bilhões de dólares, o dono da Microsoft está em companhia do criador do Facebook Mark Zuckenberg e do especulador financeiro Warren Buffet na lista das pessoas mais ricas dos Estados Unidos. Lista da qual, aliás, ele não sai do topo desde 1993.
  • 3. Eike desce, Lemann desce

    3 /9(VEJA SÃO PAULO)

  • Eike Batista e Jorge Paulo Lemann foram personagens da semana – mas por motivos diferentes. Com fortuna de 18 bilhões de dólares, Lemman ganhou da Bloomberg Businessweek um apelido especial: “brasilionário ”. Já Batista pôs nos astros a culpa pela má fase nos negócios, em entrevista ao WSJ. Na quinta, o fundador da EBX se encontrou com o empresário Roberto Medina para vender sua metade da marca Rock in Rio.
  • 4. Calico: Google investe em saúde

    4 /9(Feng Li/Getty Images)

    O Google anunciou nessa semana a intenção de criar uma companhia para desenvolver tecnologias na área de saúde ligada ao envelhecimento. Batizada de Calico, a empresa seria liderada pela Apple e por Art Levinson, presidente da firma de biotecnologia Genentech. Entretanto, executivos do Google afirmam que o negócio principal da companhia continua sendo o serviço de buscas na internet.
  • 5. Navios da Embraer

    5 /9(©AFP/Arquivo / Eric Piermont)

    Depois de aviões, navios: esse é o próximo desafio que a Embraer se propõe a enfrentar. Segundo o Valor, a companhia planeja diversificar suas operações para o segmento naval e de plataformas e já teria até contratado um CEO para a área: Daniel Noczydlower. Para entrar no setor, a empresa planeja estabelecer parcerias com outras companhias – como a americana Sikorsky.
  • 6. Guaraná Antarctica bate os 10%

    6 /9(Reprodução/Facebook)

    A Ambev anunciou uma marca histórica: pela primeira vez, o Guaraná Antártica atingiu a marca de 10% de participação no segmento de refrigerantes no Brasil. Entre os fatores para o aumento da fatia de mercado, estão o intenso uso de redes sociais e televisão feito pelo marca. Daqui para frente, a meta da empresa é alcançar o segundo lugar do segmento no país.
  • 7. Pão de Açúcar vende Audax

    7 /9(Divulgação)

    O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vendeu para o Grêmio Osasco o Audax, clube de futebol administrado pela companhia. Com a aquisição, a equipe da Grande São Paulo ganha o direito de disputar a 1ª divisão do campeonato paulista em 2014. Por trás do negócio, está o banqueiro Mário Teixeira, fundador do Grêmio Osasco e conselheiro do Bradesco.
  • 8. Ikea estuda abrir lojas no país

    8 /9(GettyImages)

    A Ikea, maior empresa de móveis do mundo, planeja abrir lojas no Brasil. A companhia sueca já conta com um escritório no país, mas ainda não tem prazo para entrada no mercado. Um livro a ser lançado no fim do mês revela que os três filhos de Ingvar Kamprad, fundador da Ikea, teriam roubado cerca de 3 bilhões de euros do pai em brigas pelo controle da empresa.
  • 9. Agora, leia o que pensa o maior bilionário da semana (e do planeta)

    9 /9(Sean Gallup/Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame