Exame Logo

As 10 notícias de negócios mais importantes da semana

Compra da Credicard pelo Itaú e Bill Gates voltado ao pódio como mais rico do mundo estão entre os destaques

Gates volta a ser o 1º (Paul Morigi/Getty Images)

Daniela Barbosa

Publicado em 18 de maio de 2013 às 07h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.

São Paulo – Depois de alguns anos afastados do posto de homem mais rico do mundo, nesta semana, Bill Gates, fundador da Microsoft, recuperou a posição e desbancou o mexicano Carlos Slim do topo dos bilionários mais ricos do mundo. Na última quinta-feira, o empresário teve sua fortuna avaliada, em 72,7 bilhões de dólares, a mais alta do mundo, segundo o índice de bilionários da Bloomberg. Gates é o campeão de permanência no topo por 14 anos consecutivos até 2007, quando o empresário mexicano passou a liderar a lista.
  • 2. Itaú compra Credicard

    2 /10(Wikimedia Commons)

  • Depois de muita especulação, o Itaú Unibanco anunciou nesta semana a compra da Credicard por 2,7 bilhões de reais - montante a ser pago em dinheiro. A operação envolve a compra do Banco Citicard, com uma carteira de crédito de 7,3 bilhões de reais e com uma base de 4,8 milhões de cartões de crédito, além de 96 lojas da Credicard Financiamentos, compondo ativos totais de 8 bilhões de reais. Outra aquiição anunciada no período foi a venda de 70% da Itautec, controlada pela holding Itaúsa, mesma dona do Itaú, para a japonesa Oki.

  • 3. Klein que vender parte da Viavarejo

    3 /10(Germano Lüders/EXAME.com)

  • A família Klein anunciou que pretende fazer oferta pública de ações para vender 16 % do capital da rede de lojas de eletrodomésticos Via Varejo, dona das bandeiras Ponto Frio, Casas Bahia. A operação envolve a venda de cerca de 53,7 milhões de ações. Os Klein, fundadores das Casas Bahia, possuem 47% do capital da Via Varejo. Outra notícia importante da Viavarejo da semana foi a confirmação de que o Magazine Luiza tem interesse em comprar as lojas da companhia no Rio de Janeiro. No mês passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições a fusão das redes Casas Bahia e Ponto Frio, que pertencem ao grupo Pão de Açúcar. Entre as ressaltas, está a venda de ativos em 54 cidades do país.
  • 4. Eike e suas supertições

    4 /10(REUTERS/Ricardo Moraes)

    O empresário Eike Batista recorreu nesta semana mais uma vez à superstição. Tudo isso porque, o empresário costuma dizer que o número 63 é o de sorte. Na 11.ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nas propostas enviadas pela OGX, braço petroleiro do empresário, todos os lances feitos  para aquisições de áreas nas Bacias de Parnaíba, Barreirinhas e Foz do Amazonas tinham cifras que terminavam com a dezena 63. Rodolfo Landim, ex-braço direito do bilionário, também participou da rodada e arremeteu três blocos exploratórios. Landim travou uma batalha judicial contra Eike, no qual alegar ter uma pequena participação na OGX.

  • 5. PanAmericano vira Pan

    5 /10(Divulgação)

    O banco PanAmericano anunciou nesta semana a novidade de que agora a instituição será apenas Pan. Segundo a companhia, o anúncio da nova marca "simboliza a nova fase" do banco. Em nota, José Luiz Acar, presidente da instituição financeira, afirmou  que o Pan "unificou suas estruturas conservando a especialização no atendimento de cada segmento, fortaleceu suas linhas de negócios e tem investido continuamente no atendimento aos clientes".
  • 6. IFC compra 8% da SulAmérica

    6 /10(Luis Ushirobira)

    A International Finance Corporation (IFC), unidade do Banco Mundial voltada para o setor privado, c omprou uma fatia de quase 8% na seguradora SulAmérica por 400 milhões de reais. A participação foi adquirida do grupo financeiro holandês ING, que já vinha buscando reduzir sua fatia na seguradora.
  • 7. BB lucra R$ 2,5 bilhões

    7 /10(ALAN MARQUES)

    O Banco do Brasil anunciou lucro líquido de 2,5 bilhões de reais no primeiro trimestre do ano, montante 2,2% superior ao registrado no mesmo período de 2012. Na comparação com o quarto trimestre, foi registrada queda de 35,54%. No conceito ajustado, o lucro líquido do BB foi a R$ 2,6 bilhões no primeiro trimestre, declínio de 0,7% em um ano e de 15,6% em relação ao resultado de dezembro. A GOL também divulgou seus resultados financeiros nesta semana. A companhia registrou prejuízo líquido de 75,2 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, ante perdas de 41,4 milhões de reais apurado no mesmo período do ano passado, um crescimento de 81,8%.

  • 8. Yahoo! pode compra o Tumblr

    8 /10(Justin Sullivan/Getty Images)

    O Yahoo! negocia a compra do Tumblr, em uma transação que poderia chegar a 1 bilhão de dólares. Segundo o site AllThingsD, a negociação pode estar bem encaminhada entre as duas empresas. O valor de 1 bilhão de dólares estaria de acordo com o preço de mercado do Tumblr, em estimativas baseadas em uma futura rodada de investimentos. No entanto, nenhum comunicado oficial foi anunciado sobre a possível aquisição.

  • 9. HSBC vai demitir 14.000

    9 /10(Andrew Burton/Getty Images)

    O HSBC, maior banco da Europa, vai redobrar esforços para redução de custos e vai cortar até 14.000 postos de trabalho no mundo, numa estratégia para impulsionar o lucro e aumentar dividendos diante de fraco desempenho de receitas. A instituição informou que o número de funcionários poderá cair para entre 240.000 e 250.000 até 2016 ante 254 mil atualmente, quando desinvestimentos e cortes de custos anunciados produzirão efeito. O banco não informou onde os cortes adicionais serão feitos, afirmando apenas que serão "dispersos ao redor do mundo".
  • 10. Agora, veja empresas que já decretaram falência (ou estão quase lá)

    10 /10(Continental/Divulgação)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame