Negócios

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta segunda

ArcelorMittal e Vale competem por mina de carvão na Mongólia; conta de luz pode subir 8% até 2015

Loja da Bulgari: Marca foi comprada pelo conglomerado dono da Louis Vuitton, o grupo francês LVHM, por 3,7 bilhões de euros (Alli Harvey/Getty Images)

Loja da Bulgari: Marca foi comprada pelo conglomerado dono da Louis Vuitton, o grupo francês LVHM, por 3,7 bilhões de euros (Alli Harvey/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 14h10.

Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia, até agora:

1 - ArcelorMittal e Vale competem por mina de carvão na Mongólia. As companhias estão competindo para explorar a região oeste da mina, chamada Tsankhi, que possui reservas estimadas em 1,2 bilhões de toneladas de carvão e poderiam produzir 15 milhões de toneladas de carvão anualmente, ao longo de 30 anos.

2 - Os planos da Rossi Residencial para crescer no Norte. Capital Rossi, parceria criada para atuar na região, planeja encerrar 2011 com 1,2 bilhão de reais em vendas. A ideia é estar presente em cidades não óbvias.

3 - Conta de luz do brasileiro pode subir 8% até 2015. Desde 2005, o governo contratou quase 10 mil MW de termoelétricas movidas a diesel e óleo combustível. Até 2010, essas novas usinas contribuíram para elevar em 36% o custo médio do mix de energia vendida às distribuidoras. Essa pressão continuará nos próximos quatro anos, com a entrada de novas usinas no sistema elétrico.

4 - Dona da Louis Vuitton acerta a compra da italiana Bulgari. O grupo francês LVHM vai comprar a marca italiana Bulgari. A transação é baseada em troca de ações e foi avaliada em 3,7 bilhões de euros. A família Bulgari, que controla a marca, concordou em trocar sua fatia de 51% da companhia por 16,5 milhões de ações da LVMH.

5 - No Brasil, DVD pirata custa mais que o triplo do valor nos EUA. Brasileiro, ao comprar produto pirata, gasta o mesmo que os moradores dos Estados Unidos desembolsam quando adquirem o produto original. Entre cinco países em desenvolvimento pesquisados, a Índia é o que se encontra em pior situação.

6 -  Opep avalia necessidade de reunião, diz ministro do Catar. Preocupações sobre uma interrupção no fornecimento pela Líbia, onde uma rebelião contra o líder do país virtualmente paralisou as exportações, tem pressionado para cima os preços do petróleo. Segundo o ministro, não há escassez no fornecimento ao mercado.

7 - Brasil supera Estados Unidos em influência no mundo, segundo pesquisa do Serviço Mundial da BBC. O levantamento anual é feito em 27 países, mas apenas 16 nações e a União Europeia são avaliadas. No ranking, a Alemanha lidera e o Brasil ocupa a 7ª posição.

8 - Senador é acusado de se apossar de 2.811 hectares de terras públicas nas cercanias de Boa Vista, em Roraima. Acusado de invasão, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) tornou-se réu em ação de imissão de posse movida pelo governo do Estado. Ele alega que já possuía 1.700 hectares de terras ao lado da área invadida.

9 - Clima e biocombustíveis ameaçam segurança alimentar, diz FAO. Os choques recentes de preço provocados pelo clima extremo e pelo uso cada vez maior de grãos para produzir energia têm causado grande preocupação, segundo a FAO, braço da ONU para agricultura e Alimentação.

10 - Hitachi vende unidade global de tecnologias de armazenamento de dados para Western Digital por US$ 4,3 bi. O acordo foi aprovado pelo conselho de administração das duas companhias e deve ser concluído até o terceiro trimestre deste ano. A sede da nova empresa ficará em Irvine, na Califórnia.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ela transformou a 'comida feia' dos supermercados em 30 milhões de refeições

Como funcionam as rodadas de investimento em startups?

Fiscalização de Pix não afetará autônomos, esclarece Receita

Diversidade e governança: pilares do ESG no mundo corporativo