Crescimento do PIB da China acelerou inesperadamente no quarto trimestre (China Photos/Getty Images)
Diogo Max
Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 14h06.
Aqui estão as principais notícias de negócios e economia até agora:
1 - Governo deve realizar 2 leilões de hidrelétricas em 2011. O governo trabalha com a possibilidade de realizar os leilões em meados do ano e outro no final. A informação é da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em nota divulgada pelo ministério.
2 - Receita bruta da Trip cresce 66% em 2010. A empresa aérea encerrou o ano de 2010 com faturamento de 742 milhões de reais e, em 2011, quer chegar a 1,3 bilhão de reais. Nesse sentido, os planos incluem transportar mais 2,2 milhões de passageiros em 2011 e o arrendamento de dez aeronaves. Em 2010, a empresa transportou 3,2 milhões de passageiros.
3 - PIB da China cresce 10,3%, com inflação de 3,3%. O crescimento do PIB da China acelerou inesperadamente no quarto trimestre, a despeito de uma série de medidas de aperto tomadas por Pequim, e a inflação declinou em dezembro graças à moderação nos preços doa alimentos.
4 - Samsung compra empresa de papel eletrônico Liquavista. A empresa informou que comprou a companhia holandesa de papel eletrônico, em estratégia do conglomerado sul-coreano para se expandir no crescente mercado de telas móveis.
5 - Hypermarcas efetiva compra da dona das fraldas Puppet. A empresa informou que assinou o contrato para a efetivação da compra de 100% da Mabesa, fabricante de fraldas descartáveis, absorventes e lenços umedecidos, entre outros artigos de higiene pessoal. A Mabesa é dona de marcas como Plim Plim, Puppet e Affective.
6 - Celulares antigos prejudicam resultados da Sony Ericsson. A empresa está depositando suas esperanças em uma nova linha de celulares inteligentes este ano, depois de reduzir preços a fim de atrair compradores natalinos para seus modelos envelhecidos de celulares, o que prejudicou as vendas e o lucro da empresa no trimestre final de 2010.
7 - Ajuste fiscal determinará patamar de juros em 2011, diz MB Associados. O tamanho do ajuste fiscal prometido pelo governo Dilma vai determinar a intensidade do aperto monetário, que começou com uma alta de 0,5 ponto percentual. A avaliação é do economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.
8 - Dilma não vai a Davos e frustra expectativas. O Fórum Econômico Mundial vai questionar a conveniência de o Brasil manter as mesmas políticas dos últimos oito anos para enfrentar o que prometem ser novas realidades. Mas, apesar das expectativas dos organizadores do evento, o governo de Dilma Rousseff vai enviar apenas três representantes ao encontro que ainda terá como um de seus pilares um assunto central na política econômica do Brasil: a guerra das moedas.
9 - Mitsubishi Motors conta com emergentes para dobrar lucro. A empresa está contando com a rápida expansão dos mercados emergentes e grandes cortes de custos para dobrar seu lucro operacional em três anos.
10 - Vendas de materiais de construção crescem mais de 12% em 2010. As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 6,96 por cento em dezembro na comparação com o mesmo mês em 2009, informou a Abramat. No fechado de 2010, o setor de materiais apurou alta de 12,14 por cento no faturamento.