Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

Na semana em que a GOL decepcionou investidores com compra de aeronaves, TIM foi acusada de irregularidades, BNDES tornou-se sócio de outra empresa de Eike e Petrobras afirmou estar perto de venda bilionária; confira estas e outras notícias que foram dest

Acionista acusa TIM de irregularidades (FM-PAS/Flickr)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2012 às 07h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h17.

Nelson Tanure, ex-dono da Intelig e atual acionista minoritário da TIM, acusou a empresa de telefonia a provisionar recursos irrisórios para potenciais riscos tributários. Em nota, ele afirmou que a TIM possuiria mais de 6,6 bilhões de reais em autuações existentes até 31 de dezembro, tendo provisionado apenas 126,5 milhões de reais para cobri-las.  A denúcia foi encaminhada à CVM. A TIM, por sua vez, negou irregularidades no balanço e classificou as informações de falaciosas.
  • 2. GOL compra 60 aeronaves - mas decepciona investidores

    2 /10(Divulgação/Facebook)

  • A GOL frustrou o mercado com o anúncio da compra de 60 aeronaves Boing por 6 bilhões de reais. O anúncio, que foi feito no fim da tarde da segunda, acabou sendo repercutido na terça, quando as ações da empresa chegaram a cair na casa dos dois dígitos na bolsa de valores. Desde a semana anterior, circularam rumores sobre um suposto interesse da Qatar Airways em comprar a companhia aérea. Ambas as partes negaram a informação, mas a entrada de um novo sócio na operação acabou sendo esperada (em vão) pelo mercado.
  • 3. Petrobras afirma estar perto de venda bilionária

    3 /10(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

  • Na quarta-feira, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, confirmou ao Financial Times que a empresa está prestes a fechar a venda da maior parte dos seus ativos no Golfo do México, avaliados entre 4 e 8 bilhões de dólares.  Em evento da revista The Economist, a executiva reforçou que a estatal acabara de criar um programa de desinvestimentos para dar agilidade à estratégia de arrecadar até 14,5 bilhões de dólares com a venda de ativos.
  • 4. BNDES vira sócio de Eike em fábrica de chips

    4 /10(Wikimedia Commons)

    O BNDES é o novo sócio de Eike Batista no seu projeto de uma fábrica de semicondutores. Com um aporte de 245 milhões de reais, o banco levou uma fatia de 33% da SIX Semicondutores - mesmo percentual detido pelo bilionário. A planta será erguida na cidade mineira de Ribeirão das Neves e contará com um financiamento adicional de 64 milhões de reais do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. O BNDES é sócio de Eike em outras quatro empresas: CCX (carvão), MPX (energia), MMX (minérios) e OGX (petróleo).
  • 5. JAC volta atrás e decide construir na Bahia

    5 /10(Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    A montadora chinesa JAC decidiu que irá construir sua fábrica no país, depois de ter anunciado publicamente a desistência do plano. O anúncio aconteceu logo após o governo divulgar detalhes do novo regime automotivo. A planta será erguida em Camaçari, na Bahia, com um investimento de 900 milhões de reais. A partir de 2014, a companhia poderá produzir até 100.000 carros por ano no local.
  • 6. Casas Bahia é notificada por venda casada

    6 /10(Wikimedia Commons)

    O Ministério da Justiça notificou a Casas Bahia pela prática de venda casada. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que é vinculado ao Ministério, a rede estaria comercializando produtos vinculando-os a serviços como seguros, garantia estendida e planos odontológicos. A empresa afirmou que repudia práticas comerciais abusivas. Com dez dias para se defender, a varejista poderá ser multada em até 6 milhões de reais caso a infração seja confirmada.
  • 7. Financial Times estreia no Brasil, mas em inglês

    7 /10(Getty Images)

    O jornal britânico Financial Times passou a ser impresso no país. Editorialmente, a edição que circulará no Brasil é idêntica à publicada nos Estados Unidos. O texto, inclusive, é em inglês. A venda de jornais acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.  O FT é controlado pela Pearson, gigante que detém diversos negócios editoriais e de edução. Dentre os ativos brasileiros, o grupo é dono de 45% da Companhia das Letras e de fatia da SEB, Sistema Educacional Brasileiro.
  • 8. Goldman Sachs muda operação brasileira

    8 /10(Getty Images)

    De um lado, o banco Goldman Sachs anunciou o fechamento da sua gestora de recursos no país. De outro, reforçou que vai dobrar o capital da instituição no Brasil, chegando a 800 milhões de reais.  Com a tacada, o Goldman quer crescer em empréstimos estruturados a empresas, emissão de títulos de renda fixa e operações com derivativos. A gestora do banco tinha 320 milhões de reais em gestão. Na avaliação do Goldman, a área não crescera o suficiente e tampouco alcançara a rentabilidade desejada até então.
  • 9. Samsung tem lucro recorde de US$ 7,3 bilhões

    9 /10(Getty Images)

    Maior fabricante mundial de TVs, smartphones e chips, a Samsung apresentou um lucro recorde de 7,3 bilhões de dólares no terceiro semestre do ano, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.  As vendas de TVs de última geração e do smartphone Galaxy puxaram os números positivos, compensando as menores encomendas de chips e telas pela Apple. Apenas nas Olimpíadas, a Samsung gastou cerca de 2,7 bilhões de dólares em marketing.
  • 10. Xtrata aprova oferta da Glencore

    10 /10(Sebastian Derungs/AFP)

    A mineradora Xtrata deu seu aval à oferta de 33 bilhões de dólares da trader de commodities Glencore, que vinha buscando a fusão há algum tempo - os primeiros boatos da associação surgiram em junho do ano passado.  A nova companhia terá escala para produzir e negociar recursos naturais em cinco continentes, incluindo metais, petróleo e grãos. Seu valor é avaliado pelo mercado em 90 bilhões de dólares.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame