Negócios

Apple, Huawei e Amazon aumentam lucro no mercado de tablets

Empresas conseguiram ampliar ganhos apesar da desaceleração do mercado desses aparelhos

Vendas gerais de tablets caíram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, a 37,9 milhões (Daniela Toviansky/EXAME.com/Site Exame)

Vendas gerais de tablets caíram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, a 37,9 milhões (Daniela Toviansky/EXAME.com/Site Exame)

A

AFP

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 14h45.

Apple, Huawei e Amazon aumentaram suas vendas de tablets no último trimestre, apesar da desaceleração do mercado desses aparelhos, apontam pesquisas divulgadas nesta quinta-feira.

As vendas gerais de tablets caíram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, a 37,9 milhões, de acordo com a pesquisa da IDC.

A alta de 15% na comercialização de iPads ante 2016 rendeu à Apple uma fatia de 30% na participação no mercado global, afirma a IDC.

Segundo a empresa de pesquisas, os ganhos da Apple são decorrentes da consolidação de sua linha e do lançamento de novos tablets, como o iPad Pro de 10,5 polegadas, que estimulou consumidores a fazerem um upgrade.

A Samsung continua em segundo lugar no mercado global, com 15,8%, e suas vendas subiram 1%.

Já a chinesa Huawei ignorou a tendência global e registrou uma alta de 47% nas vendas, chegando à terceira posição, com 8% de participação no mercado, de acordo com a pesquisa.

A IDC estima que a Amazon - que não divulga dados de vendas - ampliou a comercialização do tablet Fire em 51% em relação ao ano passado. Ela teria 6,4% de participação, o quarto lugar.

Em quinto vem a chinesa Lenovo, com 5,7% de participação, diante de uma redução das vendas de 14,6% em relação ao ano passado.

Uma outra pesquisa da Strategy Analytics estimou uma redução de 7% nas vendas globais de tablets, a 43,8 milhões de unidades no período entre abril e junho.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAmazonTabletsAppleHuawei

Mais de Negócios

Agência nascida em garagem aposta em IA para mudar eventos globais

Com apagão, empresa de geradores vê demanda saltar de 50 para 2.500 por dia

Rock Encantech compra Akropoli para crescer no varejo com open finance

Casa pronta em 48 horas? Empresa mineira acelera entrega de moradia popular