Negócios

Airbus mostra avião do futuro

Num vídeo, a empresa mostra que eles não serão muito diferentes dos atuais

Avião do futuro da Airbus (Reprodução)

Avião do futuro da Airbus (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 17h44.

São Paulo – A Airbus, fabricante europeia de aviões, já planeja o avião de 2050. Num vídeo, a empresa mostra que eles não serão muito diferentes dos atuais. O que muda é a angulação das asas (para diminuir o arrasto aerodinâmico) e do leme e, ainda, uma mudança no design das turbinas - que ficam menores e grudadas no corpo da aeronave.

Os motores também mudam, fiz Charles Champion, vice-presidente executivo de engenheria da Airbus. Eles usarão combustíveis alternativos ou mesmo baterias – e serão mais potentes e econômicos em relações aos atuais.

Os aviões também usarão sistemas que captam a energia gerada pelo frenagem do trem de pouso. A energia será usada para ligar os veículos que estacionam os aviões nos aeroportos e mover a máquina que vai catapultar o avião na decolagem – isso mesmo, os aviões do futuro serão alçados por uma espécie de estilingue, como mostra o vídeo. Desse modo, as aeronaves precisarão de pistas pequenas para sair alçar voo.

O avião do futuro, diz Champion, terá um equipamento que permitirá voos um perto do outro. E os aviões não terão riscos de se chocar. Com isso, será possível aumentar o número de aeronaves no ar e evitar caos aéreo.

Abaixo, o vídeo feito pela Airbus:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do homem mais rico da Europa, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame