Air India venderá jatos Dreamliner a empresas de leasing

A estatal indiana recebeu seis jatos Dreamliner desde setembro do ano passado e uma sétima aeronave deverá ser entregue no fim deste mês

Nova Délhi – A Air India planeja vender sete aviões 787-800 Dreamliner, da Boeing, para empresas de leasing e alugá-los em seguida, mesmo com alguns jatos fora de operação em razão de problemas recentes com o modelo.

Um porta-voz da companhia informou ao Wall Street Journal que o plano faz parte de um esforço para a estatal levantar fundos e voltar à lucratividade.

A estatal indiana recebeu seis jatos Dreamliner desde setembro do ano passado e uma sétima aeronave deverá ser entregue no fim deste mês, segundo o porta-voz.

De acordo com um documento publicado no site da Air India, a companhia vai alugar os primeiros sete aviões por um período de 12 anos, com opção de extensão. Os interessados têm até 5 de fevereiro para apresentar ofertas.

No entanto, a entrega do sétimo avião dificilmente acontecerá antes de os órgãos reguladores dos EUA e os inspetores de segurança aérea concluírem uma investigação sobre as causas de recentes incidentes com o modelo, como incêndios na bateria e vazamento de combustível.

O Diretório Geral de Aviação Civil da Índia ordenou a suspensão dos voos com os seis Boeings 787 da Air India depois de uma decisão similar tomada pela Agência Federal de Aviação Civil dos EUA.

A Air India, que foi um dos primeiros compradores do Dreamliner, encomendou um total de 27 jatos desse modelo em janeiro de 2006. A empresa prevê receber mais seis aviões até o fim de dezembro e os 15 restantes até 2016. Os novos jatos Dreamliner são cruciais para os esforços da Air India para voltar ter lucros após cinco anos seguidos de prejuízos, desde 2007.

As companhias aéreas com frequência vendem aviões a um preço acima do valor de compra para empresas de leasing para levantar recursos e, então, os arrendam. A opção é considerada um método eficiente de liberação de capital. As informações são da Dow Jones.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.