Exame Logo

"A Gol será marcada pelo fato de ter sido designada a melhor empresa de 2003"

Leia na íntegra o discurso de Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol Linhas Aéreas. A companhia aérea foi eleita a Empresa do Ano pelo 31º anuário Melhores e Maiores da Revista Exame. Oliveira Junior fez o pronunciamento abaixo na festa de premiação no dia 1º de julho, em São Paulo. "Excelentíssimo senhor ministro da […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Leia na íntegra o discurso de Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol Linhas Aéreas. A companhia aérea foi eleita a Empresa do Ano pelo 31º anuário Melhores e Maiores da Revista Exame. Oliveira Junior fez o pronunciamento abaixo na festa de premiação no dia 1º de julho, em São Paulo.

"Excelentíssimo senhor ministro da Fazenda do Brasil, Dr. Antonio Palocci;
Ilustríssimo senhor Presidente do Grupo Abril, Sr. Roberto Civita;
Ilustríssimo senhor Presidente Executivo do Grupo Abril, Sr. Maurizio Mauro;
Ilustríssimo senhor Diretor Geral de Exame, Sr. Mauro Calliari;
Ilustríssimo senhor Diretor de Redação de Exame, Senhor Eduardo Oinegue;
Senhores ganhadores dos prêmios de Maiores e Melhores de Exame, a quem parabenizo,
Meus caros colegas empresários,
Senhoras e senhores,

Veja também

Na Gol Transportes Aéreos acreditamos que apenas o trabalho cria riqueza numa sociedade. A existência e o sucesso da Gol são uma prova disso. Onde havia uma idéia e projeto, o trabalho plantou em pouco mais de três anos quase três mil empregos diretos e germinou uma enorme rede que ocupa milhares de pessoas. Onde havia vontade, o trabalho fez com que transportássemos dezessete milhões de passageiros desde o primeiro vôo, em 15 de janeiro de 2001. Onde havia decisão de investir, e investimos, o trabalho criou uma empresa que já figura entre as grandes companhias aéreas do mundo. Onde havia um pequeno grupo de controladores, que podiam se reunir numa sala, o trabalho congregou milhares de sócios no Brasil e outros milhares pelo mundo afora.

Senhoras e senhores, costumamos dizer que nosso negócio é transportar pessoas com segurança, com tecnologia avançada, de maneira simples, direta e com calor humano. Esses são os conceitos que empolgam a vanguarda da aviação mundial.

A Gol, e isso pode ser motivo de orgulho para os brasileiros, está no topo dessa vanguarda. Apresentamos índices de desempenho que são dignos de nota na indústria em escala global. Apenas dois exemplos: a fabricante dos aviões da frota da Gol atesta que nossas aeronaves têm desempenho recorde. Em nenhuma outra empresa elas voam tanto e com tanta eficiência. Somos a companhia aérea mais rentável do planeta nos últimos doze meses. Dividimos esse resultado com nossos profissionais. Há quinze dias atrás, eles receberam o equivalente a quase 20% de seus ganhos anuais por conta de nosso Programa de Participação nos Resultados.

Da mesma forma, realizamos iniciativas que têm impactado de maneira positiva o cotidiano das pessoas, sempre com o objetivo de tornar o transporte aéreo mais acessível à população brasileira. Nesse campo, permito-me mais dois exemplos: imagino que todos aqui tenham ouvido falar dos vôos noturnos a preços competitivos com os praticados por empresas de ônibus, permitindo que milhares de pessoas viajem de avião pela primeira vez em suas vidas.

Não sei se todos sabem, mas hoje é possível realizar o check-in pela Internet. Esse papel aqui impresso em suas casas ou escritórios, permite que vocês se dirijam diretamente ao portão de embarque, de maneira ágil e sem burocracia. Temos convicção de que pode ser muito significativa a economia de tempo para as senhoras e os senhores e suas empresas, por conta desse e de outros investimentos em tecnologia de ponta.

É claro que eu poderia falar horas sobre a Gol, que é um tema que nos empolga e apaixona, mas não quero cansá-los.

Senhoras e senhores, na gênese da Gol está o princípio de que baixos custos permitem que pratiquemos preços baixos. A este princípio soma-se a filosofia da qualidade no atendimento, oferecendo o melhor custo-benefício para o nosso cliente. Tal princípio não surgiu em nosso grupo empresarial há pouco mais de três anos, quando nasceu a Gol.

Há mais de cinqüenta anos, muito antes que o binômio gestão de custos e satisfação do cliente virasse um ícone empresarial, nossa atividade é pautada por um olhar obsessivo para esse assunto. Ao longo dos últimos cinqüenta e quatro anos, através dos ônibus de nossas empresas, temos transportado centenas de milhões de passageiros pelo Brasil, de maneira segura, confortável, simples e direta.

Portanto, se é uma honra para mim estar representando a Gol na entrega do prêmio de melhor empresa do ano, quem deve ser o homenageado de verdade essa noite é seu Nenê Constantino, que está nessa jornada desde a primeira viagem e é o idealizador e incentivador da Gol Transportes Aéreos. Ele e dona Áurea, minha mãe, são exemplos de vida familiar conduzida por valores éticos, amor e princípios.

Meus irmãos e eu, companheiros na vida e sócios na atividade empresarial, fomos criados acreditando que cada economia conseguida no cotidiano do trabalho, no processo produtivo, pode gerar uma cadeia positiva, beneficiando o consumidor e a sociedade. Estão nesse salão vários executivos da Gol, que compartilham dessa idéia e que a concretizam com brilho e dedicação diariamente, ao lado dos demais profissionais da companhia.

Senhor Roberto Civita, a trajetória da Gol será marcada profundamente pelo fato de ter sido designada a melhor empresa de 2003 pela Exame, pelo que somos muito gratos a todos desta casa.

Se há cinqüenta e quatro anos meu pai iniciou sua atividade empresarial, um ano depois, seu pai fundou a Editora Abril. Se transportamos milhões de pessoas, as publicações da Abril têm mais de trinta milhões de leitores. Minha vida, a do meu pai, a de todos nessa sala e a de milhões de brasileiros está marcada pelas revistas da Abril.

Fiquei emocionado ao saber que a aviação imprimiu marcas na vida do seu pai. Em um ensaio do jornalista Roberto Pompeu de Toledo sobre o senhor Victor Civita, ele relata que e eu vou ler agora: "Entre as lembranças de infância, Victor contava do dia em que o pai levou-o a assistir ao pouso do primeiro avião que chegou a Milão".

Ler e viajar, ler e voar são atividades que embalam nossos sonhos, atiçam nossa imaginação, estabelecem pontes, ligam as pessoas. E o que pode haver de melhor na vida que nos ligarmos uns aos outros, criar laços, realizar sonhos juntos? Realizemos nossos sonhos, em especial o de construir, pelo trabalho, um Brasil desenvolvido e solidário.

Muito obrigado a todos."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame