Exame Logo

5 histórias de empresários e seus negócios que viraram livros em 2011

Eike Batista, Steve Jobs e Jeff Bezos, fundador da Amazon, estão entre os líderes que tiveram suas histórias eternizadas neste ano

Trajetórias que viraram livros (Getty Images)

Daniela Barbosa

Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 09h05.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.

São Paulo – Se ler mais está entre suas resoluções para 2012, cinco livros contanto a trajetória de empresários bem-sucedidos e seus negócios devem constar na sua lista de leitura para o ano que vem. Eike Batista , Steve Jobs e até o polêmico Paul Allen, cofundador da Microsoft , estão entre os empresários quetiveram suas histórias narradas em livros neste ano. Veja, a seguir, cinco livros lançados sobre líderes e seus negócios em 2011:
  • 2. Steve Jobs – A Biografia

    2 /6(Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

  • Veja também

    A biografia autorizada de Steve Jobs foi escrita por Walter Isaacson e relata a vida do cofundador da Apple. Diferente do livro de Eike, que se limite a contar a vida profissional do empresário, o livro de Jobs traz também detalhes de sua vida pessoal. A biografia foi lançada pouco tempo depois da morte de Jobs e no Brasil, segundo ranking da revista veja, é a obra mais lida no segmento de não ficção.
  • 3. Eike Batista – O X da Questão

    3 /6(Oscar Cabral/Veja)

  • Lançado no início deste mês, O X da Questão conta a trajetória de sucesso do homem mais rico do Brasil. No começo do livro, Eike faz um resumo de sua vida privada e adianta que a obra tem como foco sua história empresarial, que começou com a venda de seguros de porta em porta na Alemanha, passou pelos garimpos da Amazônia e chegou ao grupo EBX. O X da Questão também traz conselhos de Eike para aqueles que pretendem se tornar o próximo bilionário listado pela Forbes, assim como ele. O livro foi escrito em parceria com o jornalista Roberto D’Avila e lançado pela editora Primeira Pessoa.
  • 4. Jeff Bezos - Nos Bastidores da Amazon

    4 /6(Spencer Platt/Getty Images)

    O livro escrito pelo jornalista Richard L. Brandt não teve o consentimento de Jeff Bezos para ser escrito. Tanto que não há nenhuma declaração do fundador da Amazon na obra. Nos Bastidores da Amazon, que tem o nome original One Click (Um clique) retrata que Bezos, como outros da área de tecnologia, começou como nerd, mas conseguiu se tornar um empresário genial com os concorrentes e parceiros. A habilidade para os negócios de Bezos resultou no sucesso da Amazon.
  • 5. Howard Schultz - Em Frente!

    5 /6(Divulgação)

    O livro escrito por Howard Schultz em parceria com Joane Gordon revela os reais motivos que levaram Schultz a assumir as rédeas da companhia durante a crise econômica de 2008. Em Frente! mostra a liderança como fator imprescindível na busca e manutenção do sucesso de qualquer organização e revela as estratégias adotadas por Schultz, enquanto CEO, para conseguir manter a estabilidade da empresa. A obra já esteve em primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times.
  • 6. Paul Allen - o Homem Por Trás do Mito

    6 /6(Getty Images)

    Paul Allen foi um dos parceiros que ajudaram Bill Gates a construir a Microsoft. No livro escrito por ele e em primeira pessoa, Allen faz um relato sobre a história da Microsoft de outro ângulo e revela detalhes do seu conturbado relacionamento com Gates. Allen também detalha como a companhia que ajudou a fundar se tornou uma das mais poderosas empresas de alta tecnologia do mundo.
  • Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAmazonAppleBebidasCafeteriasCelebridadesComércioEBXEike BatistaEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFast foodgrandes-investidoresjeff-bezosLivroslojas-onlineMicrosoftMMXOSXPaul AllenPersonalidadesStarbucksSteve JobsTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame