Exame Logo

15 fatos que marcaram o mundo dos negócios em novembro

Clique nas fotos para relembrar as notícias mais relevantes do mês

Fim da Webjet (Divulgação)

Tatiana Vaz

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 16h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h13.

A Gol anunciou na sexta-feira que irá encerrar a operação da Webjet, com a devolução dos 20 aviões da companhia. Destes, apenas seis estavam sendo operados. A Gol irá absorver todos os passageiros e vendas de passagens a partir de agora. Até o final deste ano, toda a identificação Webjet deve sumir definitivamente. Dos funcionários da Webjet, que fez fama com a oferta de passagens com preço baixo, 850 estão sendo demitidos e outros 450 serão imediatamente absorvidos pela Gol - o Ministério Público afirma que irá intervir nas demissões. A decisão foi motivada pela redução de custos, já que os aviões da Webjet geravam cerca de 30% de custos a mais que os operados da Gol, além da frota exigir mais manutenção por ser mais antiga. Enquanto a frota da Gol tem cerca de seis anos, a da Webjet tinha, em média, 21 anos.
  • 2. Amil compra grupo português

    2 /16(Divulgação/Divulgação)

  • Veja também

    A Amil Participações anunciou neste mês a compra do grupo Hospitais Privados de Portugal (HPP) por 85,6 milhões de euros, incluindo dívida. O HPP é referência no setor de saúde em Portugal, com sete unidades hospitalares mais de 4.000 profissionais, segundo comunicado da Amil divulgado nesta quarta-feira. No início de outubro, a norte-americana UnitedHealth fechou a compra da Amil Participações, atribuindo um valor de cerca de 10 bilhões de reais à maior empresa de medicina de grupo do país.
  • 3. Schin vira Kirin

    3 /16(Divulgação)

  • No dia que a compra da Schincariol pela japonesa Kirin completou um ano, a empresa anunciou a sua nova marca institucional no país: Brasil Kirin. Os nomes das bebidas, no entanto, não serão alterados. Para mudar a identidade, a Kirin não informou o montante gasto, mas afirmou que está dentro do plano de investimento de 480 milhões de reais divulgado pela companhia para o ano.
  • 4. Anatel veta TIM

    4 /16(Divulgação)

    Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) proibiu a TIM de vender o pacote promocional “Infinity Day.” Em novembro, a Anatel proibiu a TIM de vender o pacote promocional “Infinity Day” por considerar que a promoção traria prejuízo à qualidade da prestação do serviço aos usuários da operadora. O pacote oferecido permitia que os usuários fizessem quantas chamadas locais desejassem para celulares da rede da TIM ao preço de 0,50 centavos ao dia, com duração ilimitada. Trata-se da segunda suspensão aplicada à companhia neste ano – que durante o mês de agosto ficou impedida de vender chips em diversos estados brasileiros.
  • 5. GP compra 30% da Centauro

    5 /16(Divulgação)

    A GP Investimentos comprou, no início do mês, 30% da Centauro por 450 milhões de reais. Para pagar a conta, 150 milhões de reais serão bancados integralmente por um dos fundos de private equity da empresa. O restante será completado por um conjunto de co-investidores. Fundada em 1981, a Centauro é maior rede varejista de artigos esportivos no país, com presença em 23 estados.
  • 6. Fraude bilionária na HP

    6 /16(Justin Sullivan/Getty Images)

    A HP apresentou o pior resultado de toda sua história nesta semana – um prejuízo de 6,85 bilhões de dólares em seu quarto trimestre fiscal - mas alegou um motivo que pode abalar ainda mais a estrutura de seu negócio. Trata-se de uma despesa de imparidade de ágio e ativos intangíveis no segmento de software de cerca de 8,8 bilhões de dólares, atribuída à aquisição da unidade Autonomy. “Eu não consigo entender como você pode perder 9 bilhões em valor e dizer que de alguma forma isso tudo foi causado por algo que você não percebeu quando você manteve diligências com 300 pessoas”, disse o fundador da Autonomy, Mike Lynch, em entrevista recente, aumentando ainda mais a polêmica sobre o caso.
  • 7. Novo comando na ViaVarejo

    7 /16(Divulgação)

    Na ViaVarejo , unidade de eletroeletrônicos e vendas online do Grupo Pão de Açúcar, Ramatis Rodrigues substitui Raphael Klein, que ocupava a posição de CEO desde a associação entre Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar, em 2010. Klein passará a fazer parte do Conselho de Administração da companhia. Também durante o mês, o Comitê de RH do Grupo Pão de Açúcar, comandado pelo Casino, aprovou em reunião do conselho o corte de estimados 98 milhões de reais gastos pelas famílias de Abílio Diniz e de Michel Klein com segurança pessoal e jatinhos.
  • 8. Lady Gaga e Madonna atrapalham T4F

    8 /16(Kazuhiro Nogi/AFP)

    A vinda das pop stars Lady Gaga e Madonna não conseguiu dar um impulso aos resultados da empresa que promoverá os shows das estrelas no Brasil, a Time for Fun (T4F). De julho a setembro, a companhia viu seu lucro cair 29% sobre o mesmo período do ano passado, chegando a 12 milhões de reais. Fernando Alterio, presidente da T4F, reconheceu que a venda de ingressos para a turnê das cantoras teria ficado abaixo das expectativas iniciais. O executivo acrescentou que grandes artistas demandam maiores investimentos em infraestrutura, o que costuma ser compensado com a maior resposta do público - o que não ocorreu desta vez.
  • 9. Nova aposta do Boticário

    9 /16(Eduardo Viana / Divulgação)

    O varejo multimarcas é a aposta do Grupo Boticário para sua quinta linha de negócios. Este mês, a empresa anunciou o lançamento da The Beauty Box, loja que venderá produtos de cerca de 60 marcas diferentes, incluindo nomes internacionais. Várias categorias serão contempladas, passando por perfumes, maquiagens, itens para o corpo e para o cabelo. Até o fim do ano, serão inauguradas seis lojas da marca, todas em São Paulo. Um e-commerce deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem.
  • 10. Presidente brasileiro na P%26G

    10 /16(Scott Olson/ Getty Images)

    Pela primeira vez em toda a história da Procter & Gamble no país, um executivo brasileiro irá comandar os negócios da companhia por aqui. Alberto Carvalho assume a presidência da multinacional no lugar do egípcio Tarek Farahat, que acaba de ser promovido para liderar as operações da P&G em toda a América Latina. Antes de ser escalado para o novo desafio, Carvalho trabalhava, desde 2007, em Boston, nos Estados Unidos, onde ocupada duas posições, respectivamente: era vice-presidente da Gillette para mercados emergentes e vice-presidente Global de Gillette, uma das marcas mais valiosas do mundo, segundo a Interbrand.
  • 11. Prejuízo nas empresas de Eike

    11 /16(Eduardo Monteiro/EXAME)

    As companhias do grupo EBX, de Eike Batista , acumularam prejuízo de 1,6 bilhão de reais nos nove primeiros meses do ano, valor 64% superior na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Economatica. Ainda assim, a Six Semicondutores, empresa que tem como sócio o grupo de Eike, saiu do papel depois de seis meses de adiamento e com um financiamento de R$ 267 milhões BNDES. Para acalmar o ânimo dos investidores, mudanças de comando foram anunciadas na OGX, com a entrada de Luiz Carneiro, e na LLX, onde Marcus Berto assumiu a presidência.
  • 12. Nissan muda comando

    12 /16(Divulgação)

    Como fase final da sua reestruturação no Brasil, a Nissan nomeou François Dossa, atual diretor de finanças da Nissan Brasil, como presidente das operações do fabricante japonês de automóveis no país. A efetivação do executivo começa no dia 1º de janeiro de 2013. Dossa substituirá Christian Meunier, que foi nomeado presidente da Nissan Canadá. A montadora também nomeou o gerente da Nissan Iberia, Manuel de la Guardia, como vice-presidente da empresa no mercado brasileiro. Entre as missões de Dossa está a de aumentar a presença da marca no país nos próximos três anos e o de lançar, até 2016, oito novos modelos de carros.
  • 13. Lucro da BRF cai 75%

    13 /16(Germano Lüders/EXAME.com)

    O lucro líquido da Brasil Foods, dona das marcas Perdigão e Sadia, caiu 75% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2011, somando 91 milhões de reais. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da companhia, um das maiores empresas de alimentos do Brasil, somou 565 milhões de reais, queda de 22% na comparação com terceiro trimestre de 2011.
  • 14. Cybelar compra Lojas Colombo

    14 /16(Divulgação)

    Nesta semana também, após anos de especulações,a Lojas Colombo, maior rede de varejo do Sul do país, vendeu parte de suas operações para a rede Cybelar, varejista de eletro e móveis do interior de São Paulo. O contrato fechado pelas duas redes envolve 65 lojas da Colombo, em São Paulo e no Sul de Minas Gerais.
  • 15. Maciel deixa Suzano

    15 /16(GERMANO LUDERS)

    Walter Schalka deixa presidência da Votorantim Cimentos para assumir cargo a partir de presidente da Suzano no lugar de Antonio Maciel, que estava há sete anos na empresa. Maciel deixará a gestão executiva em 31 de dezembro próximo para ser apenas membro do conselho de administração da empresa. Paulo Henrique de Oliveira Santos, diretor de desenvolvimento de negócios da Votorantim Industrial, está como presidente interino da companhia desde novembro, quando Schalka anunciou sua saída ao mercado. Com passagens também pela Ford, Maciel é apontado como o futuro CEO do Grupo Caoa no Brasil.
  • 16. Agora, veja quem vendeu mais entre as montadoras

    16 /16(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AmilAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas japonesasGol Linhas AéreasGP InvestmentsHoldingsListasMontadorasNissanServiçosSetor de saúdeSetor de transporte

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame