Exame Logo

10 notícias imperdíveis de negócios da semana

Diletto foi comprada por Lemann, prejuízo multiplicado da MMX, entrada da Wtorre em hotéis... confira os principais acontecimentos dos últimos dias

Lemann compra 20% da Diletto (Divulgação)

Tatiana Vaz

Publicado em 23 de março de 2013 às 08h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.

Jorge Paulo Lemann, o bilionário brasileiro mais rico do país, fechou a compra de cerca de 20% da sorveteria Diletto por mais de cem milhões de reais. O plano é fazer da marca uma concorrente da Häagen-Dazs, com a venda dos sorvetes nos Estados Unidos, e quase dobrar seu faturamento para 50 milhões de reais até o final deste ano. O nome do comprador da companhia foi revelado pela coluna Primeiro Lugar, da edição 1033 de EXAME. A marca de sorvetes artesanais é controlada há quatro anos pelos empresários Leandro Scabin, neto do fundador da marca, Fábio Meneghini e Fábio Pinheiro.
  • 2. MMX tem prejuízo 4.000% maior

    2 /11(Divulgação)

  • A MMX , mineradora de Eike Batista, encerrou 2012 com um salto de 4.016% no prejuízo líquido, que somou 792,4 milhões de reais. Em 2011, as perdas foram de 19,2 milhões. A geração de caixa medida pelo ebitda ficou negativa em 16,8 milhões de reais, ante um desempenho positivo de 18,4 milhões de reais no quarto trimestre de 2011. A divulgação do balanço com resultados ruins, e a suspensão de um projeto de minério no Chile, fizeram que as ações da companhia desabassem.
  • 3. Petrobras recebeu oferta por refinaria no Japão

    3 /11(Ari Versiani/AFP)

  • A Petrobras recebeu uma proposta de 650 milhões de dólares pela refinaria Nansei Sekiyu K.K, no Japão, feita por uma companhia sediada em Cingapura, segundo o Valor Econômico. A oferta seria de 80 milhões de dólares pela refinaria japonesa e o restante pelos estoques de petróleo e combustíveis armazenados na instalação. A unidade havia sido comprada pela Petrobras em 2008 por 71 milhões de dólares, com o intuito de criar um polo exportador de petróleo e derivados para a Ásia.
  • 4. WTorre e HSI entram no segmento de hotéis

    4 /11(Fernando Moraes/Veja)

    A construtora WTorre e a gestora de fundos Hemisfério Sul Investimentos (HSI) criaram uma joint-venture voltada para o desenvolvimento e gerenciamento de hotéis. Batizada de Zii, a nova empresa recebeu investimentos conjunto de 350 milhões de reais e nasce com a pretensão de inaugurar 20 empreendimentos até 2015. A missão da Zii será a de levar a rede hoteleira para cidades com elevada taxa de crescimento econômico, mas que ainda não contam com hotéis para atender executivos. A primeira unidade será inaugurada em Parauapebas, no Pará, uma cidade que conta com menos de 260.000 habitantes.
  • 5. Caixa Seguros compra Previsul

    5 /11(ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

    O Grupo Caixa Seguros comprou 70% da seguradora gaúcha centenária Previsul, especializada em seguros de vida e forte atuação no Rio Grande do Sul. O grupo investiu 70 milhões de reais no negócio que deve ajudar na expansão da companhia. A aquisição estará sujeita a aprovação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), entidade que regula o setor de seguros.
  • 6. Mudanças no Pão de Açúcar

    6 /11(Montagem/EXAME.com)

    Maria Helena Santana, ex- presidente da Comissão de Valores Mobiliários, CVM, foi escolhida como conselheira independente do Grupo Pão de Açúcar na reunião do conselho de administração da Wilkes, controladora do grupo. A indicação foi feita pelo Casino e divulgada para a imprensa duas semanas antes da reunião de ontem - fato que desagradou Abilio Diniz. Também nesta semana, o diretor de Regulação da BM&FBovespa, Carlos Rebello, afirmou que o acúmulo de cargos nos Conselhos de Administração da BRF e do Pão de Açúcar pelo empresário pode suscitar conflitos de interesse, mas não tem impedimento legal ou em regulamento da BM&FBovespa.
  • 7. Slim na mira do México

    7 /11(Mark Wilson/Getty Images)

    Os mexicanos estão incomodados com a forma como Carlos Slim, o atual bilionário mais rico do mundo, construiu seu patrimônio, baseado nas operadoras Telmex, de telefonia fixa, e a Telcel, de celulares – ambas controladas por ele por meio da holding América Móvil. Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que o empresário domina o setor de telecomunicações, além de praticar preços maiores no México que nos demais países latinos. No México, a Telmex possui 7,6% do mercado de linhas fixas e, no mercado de telefonia móvel, a Telcel possui 70% das linhas em operação.
  • 8. Vale é uma das que mais cresceram nas Américas

    8 /11(Divulgação Vale Canadá)

    A Vale é a única empresa brasileira no ranking das 100 que mais cresceram em toda a América, segundo pesquisa da Fortune. De acordo com a lista, a mineradora do Brasil teve um crescimento médio nos últimos três anos de 45% em resultados, 29% em faturamento, tendo um resultado geral maior em 7%. No ranking completo, a Vale aparece em 97º lugar, mas quem lidera é a mineradora americana Silver Wheaton, com lucro médio de nada menos que 350% nos últimos três anos.
  • 9. Velho Barreiro está à venda

    9 /11(EXAME)

    A Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho Três Fazendas (IRB), dona da cachaça Velho Barreiro, está em busca de um comprador para suas operações. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo uma multinacional do setor de bebidas estaria interessada na compra, mas não teria avançado – um dos entraves é uma dívida tributária que soma aproximadamente 500 milhões de reais, em impostos estaduais e federais.
  • 10. O maior contrato da Airbus

    10 /11(Wikimedia Commons)

    O construtor aeronáutico europeu Airbus fechou o maior contrato da história da aviação civil, com o pedido de 234 aviões A320 para a companhia indonésia de baixo custo Lion Air. O pedido inclui 109 aviões A320 Neo, a futura versão ecológica da aeronave, 65 aviões A321 Neo e 60 A320, o modelo atual, por um total de 18,4 bilhões de euros.
  • 11. Agora, veja as empresas que vão dar um tempo no exterior

    11 /11

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame