Exame Logo

10 notícias de negócios que marcaram a semana

Oferta pública inicial de ações do Facebook pode transformar Zuckerberg em um dos dez maiores bilionários do mundo; No Brasil, Eike Batista começou a extrair petróleo

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2012 às 05h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

Depois de finalmente extrair petróleo, o empresário Eike Batista estaria interessado em plantar e exportar café. As informações são da coluna Radar, assinada pelo jornalista Lauro Jardim, na revista Veja. Segundo a publicação, o homem mais rico do Brasil estaria planejando a BCX. Eike comprou fazendas de café em Araxá, em Minas Gerais. O objetivo do empresário seria vender tanto no mercado interno quanto no exterior. Também circulou no mercado nessa semana a informação de que o empresário proporia à cúpula do Burger King a abertura de lojas destinadas ao café. Há dois anos, o empresário investiu milhões de dólares na 3G, que comprou a rede de fast food americana.
  • 2. 3) Oferta pública de ações revela bastidores do Facebook – Zuckerberg e funcionários podem enriquecer (mais)

    2 /9(Reuters)

  • Nessa semana o Facebook  deu o pontapé inicial na sua oferta pública inicial de ações (IPO). O pedido submetido à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro americano, dá algumas informações sobre a empresa – e sobre quem-ganharia-quanto com o IPO. De acordo com os documentos do IPO, o lucro líquido da companhia foi de 1 bilhão de dólares em 2011, um aumento de 65% diante do arrecadado em 2010, fora uma receita (majoramente publicitária) de 3,71 bilhões dólares. Mark Zuckerberg detém 28,4% da empresa e é seu maior acionista individual. Caso o valor de mercado da empresa atinja os 100 bilhões de dólares esperados ao fim da oferta, Zuckerberg acumularia 28 bilhões de dólares em ações. Estima-se que cerca de 1.000 pessoas tornem-se milionárias com a abertura de capital. Analistas e jornalistas americanos reforçam as comparações com a abertura de capital do Google, feita em 2004 – e que teria criado mais de 1.000 milionários da noite para o dia.
  • 3. 4) Explosão em frigorífico da Marfrig deixa quatro mortos – e empresa é multada

    3 /9(Divulgação)

  • Uma explosão na unidade de curtume do frigorífico Marfrig em Bataguassu, a 335 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, deixou quatro trabalhadores mortos e pelo menos 25 feridos. O grupo foi multado em 1 milhão de reais. A multa foi dada pela Polícia Militar ambiental do estado, calculada com base no artigo 61 do decreto federal de 2008, que trata da penalidade imposta quando os níveis da poluição causam danos aos seres humanos.  Segundo a Polícia ambiental, após avaliação no local, foi constatado que o vazamento foi um acidente e que as licenças do estabelecimento estavam em dia. De acordo com a Polícia ambiental, a empresa tem 30 dias para se manifestar.
  • 4. 5) Lucro do Bradesco é o 3° maior da história dos bancos brasileiros – mesmo assim, não foi consenso entre os analistas

    4 /9(Andrevruas/Wikimedia Commons)

    Apesar de ser o terceiro maior lucro na história dos bancos no Brasil (Banco do Brasil e Itaú Unibanco ainda não divulgaram os números de 2011), o resultado do Bradesco, em 2011, deixou a desejar na visão de alguns analistas. No período, o banco somou um lucro de 11,02 bilhões de reais, alta de 10% na comparação com o mesmo período de 2010. Já no último trimestre do ano, os ganhos do banco apresentaram queda de mais de 8%, totalizando 2,7 bilhões de reais. De acordo com relatório da Socopa Corretora, era esperado, no quarto trimestre de 2011, lucro de mais de 2,9 bilhões no período. Na análise do banco, 2011 foi marcado pela superação de muitos desafios.
  • 5. 6) Balanço do Santander: Metade do lucro no mundo veio do Brasil

    5 /9(Arquivo)

    O Santander divulgou nessa semana seus resultados. No mundo, o banco espanhol obteve lucro líquido de 5,3 bilhões de euros em 2011, 35% menos do que em 2010, resultado ainda pior que esperado com o agravo da crise financeira espanhola. Mas metade dos resultados vieram das operações latinas, em especial, da brasileira. O banco registrou queda de lucro em todas as regiões em que atua. Na América Latina, região onde ganhou 4,6 bilhões de euros, o resultado ficou 1,4% abaixo que o do ano anterior. No Brasil, o lucro líquido ajustado foi de 6,661 bilhões de reais, 6,2% menor na comparação anual – mas o suficiente para responder por metade dos 12,3 bilhões de reais obtidos no mundo.
  • 6. 7) O interesse pela Gafisa

    6 /9(Germano Luders)

    A Gafisa confirmou nessa semana o interesse de investidores de adquiri-la. A confirmação foi feita por meio de um comunicado enviado à CVM. Segundo antecipou o blog Faria Lima, de EXAME, as negociações são conduzidas com o investidor americano Sam Zell, em parceria com o GP Investimentos. Segundo um executivo próximo à empresa, PDG, Cyrela, Eztec e Brookfield chegaram a analisar a Gafisa. Entre as razões que podem levar à disputa pela empresa estão seu valor de mercado abaixo do real, sua estratégia bem sucedida na alta renda e a previsão de controle dos problemas da Tenda.
  • 7. 8) Foxconn poderá abrir mais cinco fábricas no Brasil

    7 /9(Arquivo/AFP)

    A Foxconn, maior fabricante de iPhones e iPads do mundo, planeja construir mais cinco fábricas no Brasil. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento do estado de São Paulo, Júlio Semeghini, em evento de lançamento da Campus Party.  O secretário defende que as fábricas devem ficar localizadas entre as cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, em um perímetro de 100 quilômetros quadrados. Mas há outros estados na disputa, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Segundo o secretário, a definição de qual estado receberá as unidades de produção da Foxconn deve ocorrer nas próximas semanas.
  • 8. 9) GM ultrapassa e lidera vendas de automóveis em janeiro

    8 /9(GM / Divulgacao)

    A General Motors (GM) ultrapassou a Fiat e a Volks e foi campeã de vendas de automóveis no primeiro mês de 2012, com 23,62% do mercado, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre os carros mais vendidos pela montadora, os modelos Celta e Corsa Sedan lideraram o ranking. Com os dois modelos, a montadora vendeu cerca de 22.500 automóveis no mês. O Gol, da Volkswagen, no entanto, continuou como o modelo mais vendido do país, com 19.050 emplacamentos em janeiro.
  • 9. 10) VarigLog suspende operações e manda funcionários para casa

    9 /9(Wikimedia Commons)

    Desde 1º de fevereiro, a VarigLog, antigo braço do setor de logística da companhia aérea Varig, suspendeu parcialmente suas operações. Os contratos de trabalho também ficarão suspensos até novas deliberações. A companhia informou também  que alguns funcionários poderão ser convocados, por meio de seus gestores, a dar continuidade às atividades da empresa. A VarigLog enfrenta processo de recuperação judicial há quatro anos, no mínimo.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame