Exame Logo

10 notícias de negócios que marcaram a semana

Troca de ativos entre BRF e Marfrig, fatia da Gol comprada pela Delta e lançamento do livro de Eike Batista movimentaram o período - veja, a seguir, os destaques

Bunge compra a marca Etti da Hypermarcas (Germano Luders)

Daniela Barbosa

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 13h15.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.

O grupo Bunge, um dos maiores produtores de commodities agrícolas do Brasil, está prestes a comprar a marca de alimentos Etti, da Hypermarcas. A aquisição deverá ser fechada até amanhã, por um valor de cerca de 200 milhões de reais, após cerca de cinco meses negociações. O negócio representa um marco no redirecionamento estratégico das duas empresas. No caso da Hypermarcas, encerra a série de vendas programas em meados deste ano para restringir seu portfólio a medicamentos e produtos de higiene pessoal.

  • 2. Brasil Foods troca ativos por operação da Marfrig na Argentina

    2 /10(DIVULGACAO)

  • A Brasil Foods (BRF) firmou, na última quinta-feira, contrato de permuta de ativos com a Marfrig. A operação vai envolver uma série de marcas e ativos da BRF, e algumas operações na Argentina da Marfrig. Segundo comunicado divulgado ao mercado, a Marfrig ficará com as marcas, todos os bens das unidades produtivas, inclusive imóveis, instalações e equipamentos, todos os bens de oito centros de distribuição, a capacidade produtiva e a totalidade da participação acionária detida pela Sadia no capital da Excelsior Alimentos, que equivale 64,57% de participação. Já a BRF com a principal marcar de hambúrguer da Argentina.
  • 3. Eike lança livro e compra empresa

    3 /10(Marcelo Correa/EXAME)

  • Eike Batista lançou nesta semana o livro “O X da Questão”, no qual conta sua trajetória como empreendedor. A obra é dedicada aos filhos do empresário, Thor e Olin, e teve o prefácio escrito por seu pai, Eliezer Batista, que já foi presidente da Vale. Ainda nesta semana, o empresário também apresentou ao mercado a IMX, empresa formada pela parceria da IMG Worldwide com a EBX, juntas elas compraram a agência de eventos esportivos Brasil1 Esporte & Entretenimento e planejam crescer nesse segmento.

  • 4. Delta compra fatia da Gol por US$ 100 milhões

    4 /10(Divulgação)

    A Gol anunciou, nesta semana, a venda de participação minoritária à americana Delta Air Lines por 100 milhões de dólares. A companhia irá investir o montante em troca de ADSs  (american depositary shares) lastreados em ações preferenciais da Gol. De acordo com comunicado divulgado ao mercado pela Gol, o aumento de capital será de aproximadamente 280 milhões de reais, incluindo o direito de subscrição dos demais acionistas da companhia.
  • 5. Compra da Schincariol pela Kirin é aprovada pelo Cade

    5 /10(Divulgação)

    A compra da Schincariol pela Kirin foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na última quarta-feira. O processo passou pelas mãos de cinco conselheiros mais o presidente do Cade, todos aprovaram a aquisição sem nenhum tipo restrição. Segundo o  Cade, a operação não trás nenhuma ameaça ao mercado de cerveja, liderado, hoje, pela AmBev.
  • 6. Navio que rachou com minério da Vale pode ser consertado

    6 /10(Biaman Prado/Reuters)

    Um navio carregado com 384.300 toneladas de minério de ferro da Vale, recém-construído por uma empresa sul-coreana para ser afretado pela mineradora, ficou preso em São Luís, no Maranhão, nesta semana.
    A embarcação, uma das maiores do mundo, com destino ao porto de Rotterdam, na Europa, apresentou "um problema" no seu tanque de lastro. O navio, no entanto, pode ser reparado para então seguir viagem, informou na última sexta-feira a empresa coreana STX Pan Ocean, dona da embarcação.

  • 7. Presidente da Olympus aponta demissão em massa de direção da empresa

    7 /10(Divulgação)

    O presidente do fabricante de materiais fotográficos e de ótica de precisão Olympus, Shuichi Takayama, afirmou nesta semana que a direção do grupo renunciará em massa assim que a crise na empresa por irregularidades financeiras for solucionada. O executivo, no entanto, ressaltou que as demissões dos funcionários não acontecerão antes de fevereiro de 2012, mês em que poderia ser convocada uma reunião extraordinária de acionistas da empresa para tratar da crise.

  • 8. Braskem deve ficar com 60% da Petroquímica Suape

    8 /10(Germano Lüders/EXAME)

    Nesta semana, a Petrobras negociou com a Braskem a venda de 60% da Petroquímica Suape, atualmente em construção em Ipojuca, no litoral pernambucano. A expectativa é que as conversas avancem no primeiro trimestre de 2012, quando as três unidades industriais da petroquímica iniciarão suas atividades. Atualmente, a Petrobras está sozinha no projeto, por conta da saída do Grupo Vicunha, que detinha 60% do capital, em 2008. Contudo, o objetivo da estatal é permanecer apenas como minoritária, com 40% do negócio.
  • 9. Editora Penguin compra participação na Companhia das Letras

    9 /10(Manu Mohan / SXC)

    A editora britânica Penguin comprou 45% de participação da Companhia das Letras. A operação foi anunciada, no início da semana. O valor do negócio, no entanto, não foi divulgado pelas empresas. A Penguin passará a ser sócia minoritária da Companhia, adquirindo, através da sua empresa mãe, a Pearson, 45% das ações da Editora Schwarcz. Uma holding reunirá as ações da família Moreira Salles e da família Schwarcz, a qual, majoritária, manterá o controle da empresa.
  • 10. Chileno Corpbanca compra Santander Colômbia por US$1,2 bi

    10 /10(Pedro Armestre/AFP)

    O banco chileno Corpbanca anunciou na última terça-feira que fechou um acordo com o Banco Santander para adquirir 95% do Santander Colômbi a, o máximo permitido a um investidor individual pela legislação da Colômbia. A operação envolve um montante de 1,225 bilhão de dólares. O investimento total do Corpbanca, de aproximadamente 1,155 milhão de dólares, será financiado com recursos próprios e um aumento de capital de 450 milhões de dólares.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame