Troca de ativos entre BRF e Marfrig, fatia da Gol comprada pela Delta e lançamento do livro de Eike Batista movimentaram o período - veja, a seguir, os destaques
Bunge compra a marca Etti da Hypermarcas (Germano Luders)
Daniela Barbosa
Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 13h15.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h28.
1. Bunge compra a marca Etti da Hypermarcaszoom_out_map
1/10(Germano Luders)
O grupo Bunge, um dos maiores produtores de commodities agrícolas do Brasil, está prestes a comprar a marca de alimentos Etti, da Hypermarcas. A aquisição deverá ser fechada até amanhã, por um valor de cerca de 200 milhões de reais, após cerca de cinco meses negociações. O negócio representa um marco no redirecionamento estratégico das duas empresas. No caso da Hypermarcas, encerra a série de vendas programas em meados deste ano para restringir seu portfólio a medicamentos e produtos de higiene pessoal.
2. Brasil Foods troca ativos por operação da Marfrig na Argentinazoom_out_map
2/10(DIVULGACAO)
A Brasil Foods (BRF) firmou, na última quinta-feira, contrato de permuta de ativos com a Marfrig. A operação vai envolver uma série de marcas e ativos da BRF, e algumas operações na Argentina da Marfrig. Segundo comunicado divulgado ao mercado, a Marfrig ficará com as marcas, todos os bens das unidades produtivas, inclusive imóveis, instalações e equipamentos, todos os bens de oito centros de distribuição, a capacidade produtiva e a totalidade da participação acionária detida pela Sadia no capital da Excelsior Alimentos, que equivale 64,57% de participação. Já a BRF com a principal marcar de hambúrguer da Argentina.
Eike Batista lançou nesta semana o livro “O X da Questão”, no qual conta sua trajetória como empreendedor. A obra é dedicada aos filhos do empresário, Thor e Olin, e teve o prefácio escrito por seu pai, Eliezer Batista, que já foi presidente da Vale. Ainda nesta semana, o empresário também apresentou ao mercado a IMX, empresa formada pela parceria da IMG Worldwide com a EBX, juntas elas compraram a agência de eventos esportivos Brasil1 Esporte & Entretenimento e planejam crescer nesse segmento.
4. Delta compra fatia da Gol por US$ 100 milhõeszoom_out_map
5. Compra da Schincariol pela Kirin é aprovada pelo Cadezoom_out_map
5/10(Divulgação)
A compra da Schincariol pela Kirin foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na última quarta-feira. O processo passou pelas mãos de cinco conselheiros mais o presidente do Cade, todos aprovaram a aquisição sem nenhum tipo restrição. Segundo o Cade, a operação não trás nenhuma ameaça ao mercado de cerveja, liderado, hoje, pela AmBev.
6. Navio que rachou com minério da Vale pode ser consertadozoom_out_map
7. Presidente da Olympus aponta demissão em massa de direção da empresazoom_out_map
7/10(Divulgação)
O presidente do fabricante de materiais fotográficos e de ótica de precisão Olympus, Shuichi Takayama, afirmou nesta semana que a direção do grupo renunciará em massa assim que a crise na empresa por irregularidades financeiras for solucionada. O executivo, no entanto, ressaltou que as demissões dos funcionários não acontecerão antes de fevereiro de 2012, mês em que poderia ser convocada uma reunião extraordinária de acionistas da empresa para tratar da crise.
8. Braskem deve ficar com 60% da Petroquímica Suapezoom_out_map
8/10(Germano Lüders/EXAME)
Nesta semana, a Petrobras negociou com a Braskem a venda de 60% da Petroquímica Suape, atualmente em construção em Ipojuca, no litoral pernambucano. A expectativa é que as conversas avancem no primeiro trimestre de 2012, quando as três unidades industriais da petroquímica iniciarão suas atividades. Atualmente, a Petrobras está sozinha no projeto, por conta da saída do Grupo Vicunha, que detinha 60% do capital, em 2008. Contudo, o objetivo da estatal é permanecer apenas como minoritária, com 40% do negócio.
9. Editora Penguin compra participação na Companhia das Letraszoom_out_map
9/10(Manu Mohan / SXC)
A editora britânica Penguin comprou 45% de participação da Companhia das Letras. A operação foi anunciada, no início da semana. O valor do negócio, no entanto, não foi divulgado pelas empresas. A Penguin passará a ser sócia minoritária da Companhia, adquirindo, através da sua empresa mãe, a Pearson, 45% das ações da Editora Schwarcz. Uma holding reunirá as ações da família Moreira Salles e da família Schwarcz, a qual, majoritária, manterá o controle da empresa.
10. Chileno Corpbanca compra Santander Colômbia por US$1,2 bizoom_out_map