No início desta semana, Murilo Ferreira, presidente da Vale, sugeriu uma reestruturação no time de diretores da mineradora. A proposta foi levada ao conselho de administração da companhia e aprovada no início da noite da última quinta-feira. A nova diretoria da Vale será composta pelos seguintes nomes: José Carlos Martins, como diretor de minério de ferro, Peter Poppinga, diretor de metais básicos, Eduardo Bartolomeo, diretor de fertilizantes e carvão, Humberto Freitas, diretor de logística e pesquisa mineral, Galib Chaim, diretor de implantação de projetos e Tito Martins, como diretor financeiro.
O Maksoud Plaza foi arrematado em leilão na última quinta-feira. Embora o imóvel seja avaliado em 140 milhões de reais, o JSL arrematou o prédio pelo lance mínimo de 70 milhões. Isto porque, segundo a Justiça do Trabalho, responsável pelo leilão, não houve outros interessados e o evento durou apenas três minutos. O vencedor precisa pagar 30% do valor no ato do leilão, além de 5% de comissão para o leiloeiro. O restante deve ser depositado em 24 horas.
A Pepsico estaria interessada na fabricante de biscoitos Marilan. A informação foi publicada nesta semana pelo jornal Valor Econômico. No começo desse mês, a Pepsico anunciou a compra da brasileira Mabel - cujas marcas incluem Mabel, Elbi's, Kelly e Skinny.
A Marilan, por meio de nota, afirmou que analisa as oportunidades de mercado. Além da Pepsico, a Bunge e a M. Dias Branco também estariam interessados na operação.
A China recusou, nesta semana, receber o Vale Brasil, maior cargueiro de commodity já construído. A embarcação é a primeira de 19 encomendadas na gestão de Roger Agnelli. O motivo da recusa partiu dos transportadores chineses, que disseram que isso vai piorar o excesso de capacidade, baixando as taxas de frete e causando prejuízos ao setor.
5. Petroperu quer participação em projeto da Braskemzoom_out_map
6. Nokia vai demitir 17.000 funcionárioszoom_out_map
6/10(Divulgação)
A companhia de redes de telefonia celular Nokia Siemens Networks (NSN) anunciou nesta semana que vai reduzir em 23% o quadro de funcionários. A companhia vai demitir 17.000 funcionários no mundo todo. Com a decisão, a Nokia pretende reduzir seus atuais custos operacionais em 1 bilhão de euros anuais antes do fim de 2013.
7. Eike Batista e IBM estudam parceriazoom_out_map
7/10(Oscar Cabral/Veja)
O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, está em negociação com a IBM para uma parceria com foco nos setores de recursos naturais e de infraestrutura. Entre as opções previstas estão novos negócios por meio da SIX Automação, subsidiária de automação industrial da EBX. Os detalhes da parceria ainda não foram divulgados. Segundo comunicado, os acordos definitivos serão assinados após conclusão das negociações e due diligence (análise de informações sobre o investimento), bem como a obtenção de aprovações societárias e regulatórias.
A Lupatech, maior fornecedora brasileira de equipamentos para o setor de petróleo, está no centro das preocupações dos investidores desde que divulgou seus números do terceiro trimestre, há duas semanas. Os investidores querem saber se a empresa terá condições de saldar 6,8 milhões de dólares em juros referentes a seus bônus perpétuos. O pagamento precisa ser feito em 10 de janeiro, e há quem tema que a Lupatech não tenha caixa para tanto.
A assembleia realizada nesta semana entre representantes da JBS e dos funcionários demitidos da unidade de Presidente Epitácio não chegou a um acordo. O frigorífico propôs quatro cestas básicas para cada ex-funcionário. Como a proposta não foi aceita pelo sindicato da região, o Ministério Público do Trabalho (MPT) vai entrar com uma ação civil pública. O Ministério pretende entrar com a ação até o final da próxima semana, segundo o órgão. O objeto principal será a compensação dos trabalhadores do impacto gerado pelas demissões, mas a ação ainda não foi redigida. Como não há mais planta em Presidente Epitácio não se sabe se um pedido de reintegração desses funcionários seria cabível, uma vez que eles teriam que se deslocar para outras cidades para trabalhar.
10. Casas Bahia expande atuação no Nordestezoom_out_map
10/10(Renata Xavier)
A rede varejista Casas Bahia chegou nesta semana ao Ceará com a abertura de suas duas primeiras lojas no estado. Com investimentos de 7 milhões de reais, uma das unidades será de rua, na região central de Fortaleza, e a outra no Shopping Center Um, também na capital do estado. A empresa ingressou no mercado nordestino há cerca de dois anos, com a abertura de lojas no Estado da Bahia. Na sequência, a empresa abriu lojas em Sergipe.