10 notícias de negócios que marcaram a semana
Semana foi movimentada com a operação fechada entre Hypermarcas e JBS e o balanço de grandes companhias, como Bradesco, Vale e Natura; veja os destaques
Daniela Barbosa
Publicado em 29 de outubro de 2011 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.
Na segunda-feira, a Hypermarcas confirmou a venda de parte dos ativos de limpeza para a Flora, dos donos do JBS. Conforme antecipado por EXAME, o negócio envolve as marcas Assim, Sim, Gato, Fluss, Sanifleur e Mat Inset, e foi fechado por 140 milhões de reais. A transação inclui, também, uma fábrica localizada em Itajaí (SC). Em nota, Claudio Bergamo, presidente da companhia, afirmou que o acordo é um passo importante para capturar sinergias das companhias adquiridas e focar nos negócios de medicamentos, beleza e higiene pessoal.
O banco Bradesco teve lucro líquido de 2,8 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de 11% na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da alta, o resultado apresentado pela instituição financeira ficou abaixo da previsão média de analistas consultados pela agência Reuters. Para os primeiros nove meses do ano, o Bradesco reportou lucro ajustado de 8,427 bilhões de reais, alta de 18,4% em relação ao mesmo período de 2010. O lucro líquido nos nove meses do ano foi de 8,302 bilhões de reais.
O presidente da Brasil Foods, José Antonio do Prado Fay, confirmou, nesta semana, que as negociações para a compra da operação de produção e abate de suínos da Doux Frangosul, localizada em Ana Rech (RS), anunciadas em setembro, estão de pé. Segundo o executivo, a operação está de acordo com as restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), após a aprovação da fusão entre Sadia e Perdigão. Nesta semana também, a BRF anunciou lucro líquido de 365 milhões de reais, alta de 73% na comparação com o mesmo período de 2010. A receita líquida da companhia somou 6,3 bilhões de reais, 10,4% maior em relação ao ano anterior.
A Sony anunciou nesta semana a compra da parte da Ericsson na joint ventura da Sony Ericsson.
O negócio foi fechado por cerca de 1,5 bilhão de dólares e dividiu a opinião de analistas e especialistas do setor, que não conseguiram chegar a um consenso de quem vai sair ganhado com a operação.
O negócio foi fechado por cerca de 1,5 bilhão de dólares e dividiu a opinião de analistas e especialistas do setor, que não conseguiram chegar a um consenso de quem vai sair ganhado com a operação.
Mais um capítulo foi escrito na dramática história da Olympus, nesta semana. O presidente da fabricante japonesa, Tsuyoshi Kikukawa, renunciou ao cargo depois das acusações de supostos pagamentos irregulares feitos entre 2006 e 2008. Kikukawa deixou seu posto menos de duas semanas após assumir o comando da companhia. Seu antecessor, o britânico Michael Woodford, foi quem acusou a empresa de irregularidades em operações de aquisição, após sua demissão no início do mês.
A Natura registrou lucro líquido 5,2% maior no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2010. Os ganhos da companhia somaram 201,6 milhões de reais. A receita líquida foi de 1,381 bilhão de reais, avanço de 7,8% na comparação com o mesmo período de 2010. Até setembro, os investimentos totais da Natura somaram 251,8 milhões de reais.
No início da semana, a agência de notícias Boomberg informou que a cervejaria janonesa, Kirin, pretende buscar empréstimos de cerca de 1,4 bilhão de reais. O valor vai ajudar a financiar a aquisição da Schincariol. A venda de 50,5% da cervejaria foi anunciada em agosto. O valor da operação foi fechado por 4 bilhões de reais. O Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. e outros dez bancos estão coordenando os empréstimos planejados para o final do próximo mês.
Parece mesmo que Abilio superou as desavenças com Jean-Charles Naouri, presidente do grupo francês Casino. Em sua primeira aparição pública, após a fracassada tentativa de fusão com o Carrefour, o empresário afirmou que os desentendimentos foram superados. “Não dá para esquecer 12 anos de felicidade”, afirmou Abilio se referindo ao período que conhece Naouri.
O lucro líquido da Vale no terceiro trimestre do ano somou 4,9 bilhões de dólares, queda de 18,3% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Já a receita líquida da companhia atingiu 16,7 bilhões de reais no período, um avanço de 15,5% em relação ao terceiro trimestre de 2010. Diante deste cenário, a Vale anunciou uma redução de 20% nos investimentos previsto para o ano.
Mais lidas
Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB HoldingEXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico
Mais na Exame
Mercado ImobiliárioCyrela aposta alto: novo arranha-céu terá a vista mais elevada de São Paulo