Exame Logo

10 notícias de negócios que marcaram a semana

Semana foi movimentada com a operação fechada entre Hypermarcas e JBS e o balanço de grandes companhias, como Bradesco, Vale e Natura; veja os destaques

Hypermarcas fecha venda de marcas para JBS (Germano Luders)

Daniela Barbosa

Publicado em 29 de outubro de 2011 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h30.

Na segunda-feira, a Hypermarcas confirmou a venda de parte dos ativos de limpeza para a Flora, dos donos do JBS. Conforme antecipado por EXAME, o negócio envolve as marcas Assim, Sim, Gato, Fluss, Sanifleur e Mat Inset, e foi fechado por 140 milhões de reais. A transação inclui, também, uma fábrica localizada em Itajaí (SC). Em nota, Claudio Bergamo, presidente da companhia,  afirmou que o acordo é um passo importante para capturar sinergias das companhias adquiridas e focar nos negócios de medicamentos, beleza e higiene pessoal.
  • 2. Lucro do Bradesco cresce menos do que o esperado

    2 /9(Exame/Germano Lüders)

  • O banco Bradesco teve lucro líquido de 2,8 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de 11% na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da alta, o resultado apresentado pela instituição financeira ficou abaixo da previsão média de analistas consultados pela agência Reuters. Para os primeiros nove meses do ano, o Bradesco reportou lucro ajustado de 8,427 bilhões de reais, alta de 18,4% em relação ao mesmo período de 2010. O lucro líquido nos nove meses do ano foi de 8,302 bilhões de reais.
  • 3. BRF ainda negocia compra de parte da Doux

    3 /9(Divulgação)

  • O presidente da Brasil Foods, José Antonio do Prado Fay, confirmou, nesta semana, que as negociações para a compra da operação de produção e abate de suínos da Doux Frangosul, localizada em Ana Rech (RS), anunciadas em setembro, estão de pé. Segundo o executivo, a operação está de acordo com as restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), após a aprovação da fusão entre Sadia e Perdigão. Nesta semana também, a BRF anunciou lucro líquido de 365 milhões de reais, alta de 73% na comparação com o mesmo período de 2010. A receita líquida da companhia somou 6,3 bilhões de reais, 10,4% maior em relação ao ano anterior.
  • 4. Sony vai ser a única dona da Sony Ericsson

    4 /9(Divulgação)

    A Sony anunciou nesta semana a compra da parte da Ericsson na joint ventura da Sony Ericsson.
    O negócio foi fechado por cerca de 1,5 bilhão de dólares e dividiu a opinião de analistas e especialistas do setor, que não conseguiram chegar a um consenso de quem vai sair ganhado com a operação.
  • 5. Presidente da Olympus renuncia

    5 /9(Calgary Reviews/Flickr)

    Mais um capítulo foi escrito na dramática história da Olympus, nesta semana. O presidente da fabricante japonesa, Tsuyoshi Kikukawa, renunciou ao cargo depois das acusações de supostos pagamentos irregulares feitos entre 2006 e 2008. Kikukawa deixou seu posto menos de duas semanas após assumir o comando da companhia. Seu antecessor, o britânico Michael Woodford, foi quem acusou a empresa de irregularidades em operações de aquisição, após sua demissão no início do mês.

  • 6. Lucro da Natura sobe no terceiro trimestre

    6 /9(Divulgação)

    A Natura registrou lucro líquido 5,2% maior no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2010. Os ganhos da companhia somaram 201,6 milhões de reais. A receita líquida foi de 1,381 bilhão de reais, avanço de 7,8% na comparação com o mesmo período de 2010. Até setembro, os investimentos totais da Natura somaram 251,8 milhões de reais.
  • 7. Kirin busca empréstimo para financiar Schincariol

    7 /9(Richard A. Brooks)

    No início da semana, a agência de notícias Boomberg informou que a cervejaria janonesa, Kirin, pretende buscar empréstimos de cerca de 1,4 bilhão de reais. O valor vai ajudar a financiar a aquisição da Schincariol. A venda de 50,5% da cervejaria foi anunciada em agosto. O valor da operação foi fechado por 4 bilhões de reais. O Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. e outros dez bancos estão coordenando os empréstimos planejados para o final do próximo mês.
  • 8. Abilio supera briga com Naouri

    8 /9

    Parece mesmo que Abilio superou as desavenças com  Jean-Charles Naouri, presidente do grupo francês Casino. Em sua primeira aparição pública, após a fracassada tentativa de fusão com o Carrefour, o empresário afirmou que os desentendimentos foram superados. “Não dá para esquecer 12 anos de felicidade”, afirmou Abilio se referindo ao período que conhece Naouri.

  • 9. Lucro da Vale cai no terceiro trimestre

    9 /9

    O lucro líquido da Vale no terceiro trimestre do ano somou 4,9 bilhões de dólares, queda de 18,3% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Já a receita líquida da companhia atingiu 16,7 bilhões de reais no período, um avanço de 15,5% em relação ao terceiro trimestre de 2010. Diante deste cenário, a Vale anunciou uma redução de 20% nos investimentos previsto para o ano.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame