Exame Logo

10 mais importantes notícias de negócios da semana

Diversas novidades sobre as empresas de Eike, mudança no Conselho da Vale, investimentos do Itaú. Clique nas fotos para conferir as notícias de destaque da semana

AUX, OSX e Cirque du Soleil (Marcelo Correa/EXAME)

Tatiana Vaz

Publicado em 29 de setembro de 2012 às 08h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h17.

São Paulo - Eike Batista , o homem mais rico do país, protagonizou algumas das principais notícias de negócios da semana. Um dos destaques foi a possível venda da fatia da AUX , empresa de extração de ouro do bilionário, para a Qatar Holding – informação que ganhou bastante repercussão no mercado. Porém, pouco depois, o braço de investimento do fundo soberano do Catar negou que esteja negociando a compra de participação minoritária na AUX. Também nesta semana, o bilionário querer fundir as operações da sua empresa de estaleiros, a OSX com a Sete Brasil, informação divulgada pelo Valor Econômico – o empresário disse não comentar rumores de mercado. A negociação ainda estaria em fase inicial e ainda não teria sido levada ao conselho da Sete Brasil. Ainda foi divulgada a informação de que a OSX deve buscar empréstimo ponte de curto prazo de cerca de USS 250 milhões para completar as necessidades de financiamento. A IMX, empresa de entretenimento do bilionário, será a responsável por promover todos os espetáculos do Cirque du Soleil na América do Sul. A parceria foi fechada com o grupo canadense que administra o Cirque du Soleil, que passa, agora, a integrar a lista dos negócios mais divertidos de Eike Batista.
  • 2. Novo presidente no Conselho da Vale

    2 /10(Denis Balibouse/Reuters)

  • A Vale tem um novo presidente indicado para o seu Conselho de Administração: Dan Conrado, diretor presidente da Previ, maior fundo de pensão da América Latina. O executivo foi indicado por Ricardo Flores, que renunciou hoje ao cargo que estava acumulando com a função de diretor presidente da Brasilprev Seguros e Previdência. Ricardo Flores ocupava a presidência do conselho desde novembro de 2010. A indicação de Dan Conrado será levada à aprovação do Conselho de Administração da Vale em reunião a ser realizada em outubro de 2012.
  • 3. Michael Klein fará oferta pela Viavarejo

    3 /10(Divulgação)

  • Michael Klein quer recuperar o controle da ViaVarejo, holding criada pelo Grupo Pão de Açúcar para reunir as operações do Ponto Frio e da Casas Bahia, fundada pela sua família. A informação é do blog Radar Online, de Veja. Para isso, Klein já teria avisado ao Casino, o novo dono do Pão de Açúcar, de que fará uma oferta definitiva para comprar o controle da ViaVarejo. O plano de Klein seria se associar ao fundo americano de private equity KKR para bancar a proposta.
  • 4. Itaú investirá R$ 10,4 bilhões em TI

    4 /10(Alexandre Battibugli/EXAME)

    O Banco Itaú anunciou investimento de 10,4 bilhões de reais em tecnologia em um novo Centro de Processamento de Dados (CPD) que estamos construindo na região de Mogi Mirim. A expectativa é que o novo centro eleve em dez vezes o potencial de processamento de informação do banco. Além desse montante, o banco ainda fez um aporte de 12 bilhões de reais, nesta mesma semana, na compra de 90% de ações dos minoritários da Redecard. Com isso, a instituição tem nas mãos hoje 95% dos papéis e o controle da empresa de sistemas de pagamentos. A ideia, a partir de agora, é concentrar os esforços na parte de desenvolvimento de novos produtos financeiros e integração de soluções Redecard e Itaú voltada a varejistas parceiros e clientes do banco.
  • 5. CSN quer BNDES como sócio

    5 /10(Divulgação)

    A Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN) quer que o BNDES seja seu sócio na eventual compra da CSA, a siderúrgica construída pelo grupo alemão ThyssenKrupp, em sociedade com a Vale, no Rio de Janeiro. As informações são do jornal Valor Econômico. Segundo a publicação, a CSN deve apresentar uma proposta de compra da CSA nesta sexta-feira. O plano é convencer o BNDES a não apenas financiar a aquisição, mas também ser um dos sócios do empreendimento. De acordo com o Valor, o BNDES não está acompanhando o processo de venda da CSA, mas é credor de 2,5 bilhões de reais da empresa. O banco também poderia abrir uma linha de crédito para a CSN, a fim de assegurar sua vitória.
  • 6. GP pode comprar fatia na Centauro

    6 /10(Divulgação)

    O fundo de private equity GP Investiments deve comprar uma fatia na Centauro, rede de lojas de material esportivo, segundo uma coluna divulgada nesta semana na coluna Radar, de Veja. O negócio estaria ”quase fechado”, tanto que o fundo de private equity já está com um ”pé na empresa’’.   Fundada pelo empresário mineiro Sebastião Bomfim Filho, a Centura tem hoje 201 lojas e é considerada a maior rede de roupas e acessórios de esporte da América Latina. O faturamento da rede está estimado em 2 bilhões de reais ao ano.
  • 7. Equatorial compra a Celpa por 1 real

    7 /10(Caio Coronel/Ag. Itaipu)

    A Celpa (Centrais Elétricas do Pará) foi comprada pela Equatorial Energia, controlada pela Vinci Parners na terça, dia 25, pelo valor simbólico de 1 real. A empresa, que distribui energia a 7,4 milhões de pessoas em 143 municípios do norte do país, pertencia ao grupo Rede Energia. Com a transação, a Equatorial ficará com 65,18% do capital votante da Celpa e 61,37% das ações totais da empresa. A Equatorial é controladora da Cemar (Companhia Energética do Maranhão) e detém uma fatia de 25% da Gerarmar, responsável pela implantação e operação das usinas termoelétricas de Tocantinópolis e de Nova Olinda, no Maranhão.
  • 8. Petrobras pode receber milhões por Chatô

    8 /10(Bruno Veiga/Divulgação/EXAME/Divulgação)

    Em decisão da 31ª Vara Cívil do Rio de Janeiro, o ator e diretor Guilherme Fontes foi condenado a devolver 2,58 milhões de reais à Petrobras. Depois de receber patrocínio para finalizar o filme "Chatô - O Rei do Brasil", Fontes não conseguiu fechar a película dentro do prazo previsto. Do montante total, 1,1 milhão de reais deverá ser restituído à Petrobras Distribuidora e outro 1,48 milhão à Petrobras S.A. Em 2006, a Petrobras entrou na Justiça para reaver o montante destinado à produção.
  • 9. Cade adia julgamentos da Gol e Bradesco

    9 /10(Raul Junior / VOCÊ S.A.)

    O conselheiro Ricardo Ruiz, relator do processo da compra da Webjet pela GOL no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), informou nesta terça-feira que o julgamento do caso, que estava pautado para esta terça-feira, será adiado para a próxima sessão do plenário do órgão antitruste, que deve ocorrer daqui a 15 dias. O Cade também suspendeu nesta semana o julgamento da associação entre Bradesco e Odontoprev, que estava ocorrendo nesta quarta-feira. A decisão foi adiada devido a pedido de vista apresentado pelo conselheiro do órgão antitruste Elvino de Carvalho Mendonça.
  • 10. Agora, veja as montadoras que não vão mais investir no país

    10 /10(Divulgação)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame