Exame Logo

10 importantes notícias de negócios da semana

Eike Batista, mais uma vez, foi um dos assuntos mais comentados do período

Os principais destaques (Getty Images)

Daniela Barbosa

Publicado em 12 de outubro de 2013 às 07h24.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.

São Paulo - Nesta semana, mais uma vez, Eike Batista esteve entre os assuntos mais comentados no mundo dos negócios. Além do empresário, anúncio de demissão em massa, aquisições e planos de investimentos também foram destaques. Veja, a seguir, 10 importantes notícias de negócios que marcaram o período:
  • 2. O impasse da OGX

    2 /11(Douglas Engle/Bloomberg News)

  • A semana deveria ter sido decisiva para a OGX, petroleira de Eike Batista, isso porque executivos da companhia estão em Nova York tentando negociar com os credores da companhia. As negociações, no entanto, ainda não chegaram ao fim. Ao que tudo indica, Eike Batista vai viajar para o país americano na próxima semana para participar pessoalmente das reuniões. Caso nenhum acordo seja definido, a petroleira corre o risco de pedir recuperação judicial. Enquanto, nos Estados Unidos, executivos da companhia tentam salvar a companhia. Por aqui, a OGX confirmou que demitiu cerca de 60 pessoas.
  • 3. Telecom Italia pode vender sua parte na TIM

    3 /11(Alessandra Benedetti/Bloomberg)

  • A T elecom Italia está considerando vender sua fatia de 67% na operadora de celular brasileira TIM Participações em uma tentativa de reduzir sua alta dívida. A venda é uma opção analisada pelo novo presidente-executivo da Telecom Italia, Marco Patuano, que deverá apresentar sua estratégia ao Conselho de Administração da empresa em de novembro.
  • 4. Mais de 500 lugares

    4 /11(Divulgação)

    A rota Paris-São Paulo ganhará um aliado de peso a partir do próximo ano. Com capacidade para mais de 500 passageiros, o superjumbo da Airbus, A380, será uma opção para quem deseja voltar da capital francesa. A Air France é primeira companhia aérea a incluir o modelo nas viagens aqui no Brasil será a Air France. No entanto, outras companhias como a Lufthansa e a Emirates já manifestaram interesse em utilizá-los em seus trajetos. Com a máquina, a Air France poderá ampliar de 303 para 516, os assentos do voo noturno de Paris para São Paulo.

  • 5. Naouri assume conselho do Pão de Açúcar

    5 /11(Cleber Bonato/EXAME)

    Nesta semana, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou que Jean-Charles Naouri foi eleito presidente do Conselho de Administração da companhia em assembleia geral realizada na quarta-feira. A indicação do executivo havia sido divulgada em setembro, num movimento que sucedeu a saída de Abilio Diniz do cargo.
  • 6. Harley Davidson diversifica operação

    6 /11(Saulo Pereira Guimarães/EXAME.com)

    Nesta semana, a Harley Davidson participou do Salão 2 Rodas, em São Paulo. A companhia americana anunciou que o Brasil é o primeiro país além dos Estados Unidos a contar com todos os produtos financeiros da empresa - após o início das vendas de garantia estendida no país.
    O serviço é oferecido pela Harley Davidson Financial Services (HDFS), braço financeiro da fabricante de motos.

  • 7. Alcatel pode demitir 10.000

    7 /11(GettyImages)

    A Alcatel-Lucent, fabricante de equipamentos de telecomunicações, planeja reduzir sua equipe em 10.000 pessoas como parte de um plano de corte de custos para economizar 1 bilhão de euros até 2015, segundo a imprensa internacional O grupo emprega 72.000 funcionários em todo o mundo.
  • 8. Andrade Gutierrez eleva presença em projeto da Vale

    8 /11(Marcos Issa/Bloomberg News)

    A construtora Andrade Gutierrez e a Vale assinaram o terceiro contrato de prestação de serviços para as obras do Projeto Ferro Carajás S11D, a expansão do complexo minerador do Pará que já é considerada a maior do setor no mundo. Com o novo contrato de 835 milhões de reais, já chega a 2,3 bilhões de reais o montante de serviços contratados pela mineradora à construtora. Os três contratos envolvem a construção de dois ramais ferroviários de 50 quilômetros e uma usina de beneficiamento capaz de processar 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Tudo fica pronto em 2018.




  • 9. Alitalia próxima da falência

    9 /11(World Youth Day via Getty Images)

    Alitalia corre o risco de entrar em concordata se nenhum acordo sobre uma proposta de aumento de capital for feito nas próximas semanas, disse uma fonte governamental nesta semana.
    Acionistas da Alitalia votarão sobre um aumento de capital de pelo menos 100 milhões de euros na segunda-feira para ajudar a manter a empresa funcionando. A companhia precisa de cerca de 500 milhões de euros para se manter em funcionamento.
  • 10. Solvay compra Chemlogics

    10 /11(Jock Fistick/Bloomberg)

    A Solvay, empresa química belga considerada uma das maiores do setor, comprou da Chemlogics, empresa do mesmo setor americana. O negócio foi fechado por 1,3 bilhão de dólares.
    Em nota, a Solvay Novecare informou que a aquisição irá produzir sinergias significativas à fabricante de plásticos, em decorrência à oferta abrangente de produtos e tecnologias.
  • 11. Agora, veja 15 acordos fechados no início de outubro

    11 /11(REUTERS/Nacho Doce)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame