Exame Logo

10 importantes notícias de negócios da semana

Banco do Brasil, Coca-Cola e Intel estiveram entre as empresas que protagonizaram os principais negócios da semana

Eike perde R$ 470 milhões (VEJA SÃO PAULO)

Daniela Barbosa

Publicado em 6 de abril de 2013 às 07h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h40.

Nesta semana, agência Standard and Poor’s rebaixou último ato foi o rebaixamento a nota de crédito da OGX. A notícia derreteu os papéis da companhia na bolsa. Na prática, isso significou cerca de 470 milhões de reais a menos no patrimônio de Eike Batista nem apenas um dia. Eike detém mais de 60% da OGX por meio de dois veículos de investimento, a Centennial Asset Mining Fund, com 53,3% das ações, e a Centennial Asset Brazilian Equity Fund, com 3,79%.
  • 2. Gradin cria empresa de transporte

    2 /11(Daniela Toviansky/EXAME.com)

  • A holding GranInvestimentos, que pertence à família Gradin, anunciou, nesta semana, a criação da empresa MTO - voltada para o transporte de cargas de alto valor agregado. A MTO deve iniciar suas operações a partir do primeiro trimestre de 2015 e uma parceria com a MRS Logística já foi fechada para que a malha ferroviária entre Rio de Janeiro e São Paulo seja utilizada.
  • 3. Banco do Brasil e aquisições

    3 /11(ALAN MARQUES)

  • O Banco do Brasil está na disputa pela compra de bancos norte-americanos nos Estados da Flórida e de Nova Jérsei, como parte da estratégia de aumentar a participação nos resultados do grupo, disse uma fonte, nesta semana, à agência Reuters. O BB quer aumentar sua influência no Banco Votorantim. De acordo com a Folha de S. Paulo, a instituição fez uma oferta de 2 bilhões de reais para comprar outros 25% do antigo banco da família Ermírio de Moraes. A proposta foi colocada na mesa na semana passada e o negócio, segundo fontes não identificadas, deve ser fechado em breve.

  • 4. Deca desiste da Argentina

    4 /11(Divulgação)

    A Duratex anunciou que desistiu de suas operações da marca Deca na Argentina.
    Por meio de comunicado, a Duratex afirmou que apesar de ter realizado esforços vigorosos para preservar sua competitividade na região, não conseguiu reverter sucessivos prejuízos financeiros e "deu início a um processo de restruturação em suas operações por lá".
  • 5. Disney fecha LucasArts

    5 /11(Pop Culture Geek/Creative Commons)

    Nesta semana, a The Walt Disney Company decidiu fechar a LucasArts, estúdio que produzia os games da série "Star Wars", além de jogos do gênero "adventure" que ganharam fama nos anos 90, como "Indiana Jones", "Day of the Tentacle” e "Sam & Max". Embora as atividades da divisão de games tenham chegado ao fim, a marca LucasArts ainda será empregada pela Disney para o licenciamento de outros jogos.
  • 6. CSN pode receber multa milionária

    6 /11

    O Rio de Janeiro poderá aplicar uma multa de até 50 milhões de reais à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), pela contaminação de um terreno em Volta Redonda onde moram mais de 2.000 pessoas, disseram nesta semana autoridades ambientais do Estado. As análises indicam que um grande volume de lixo químico da CSN, como a substância cancerígena ascarel, foi enterrado no local

  • 7. Samsung vai abrir 1.400 mini-lojas

    7 /11(Reprodução / Flipboard)

    Na última quinta-feira, a Samsung anunciou que vai abrir 1.400 mini-lojas da marca dentro da americana Best Buy até o final de junho deste ano, iniciativa que promete acirrar ainda mais a competição com a Apple. A fabricante terá seções inteiras dedicadas à venda, demonstração e suporte dos tablets, câmeras, laptops, televisores e acessórios da marca dentro da varejista de produtos eletrônicos.
  • 8. Intel faz 1ª aquisição no Brasil

    8 /11(Justin Sullivan/Getty Images)

    A Intel anunciou, nesta semana, a sua primeira aquisição no mercado brasileiro. A companhia comprou a startup ProFusion Embedded Systems - empresa especializada em interfaces com o usuário, desenho e desenvolvimento de aplicações, tecnologias gráficas, animação, HTML5 e tecnologias web para dispositivos de consumo. O valor da operação, no entanto, não foi revelado pela companhia.
  • 9. Kinea compra 20% do Grupo ABC

    9 /11(Marcelo Spatafora)

    Na quinta-feira, a Kinea, empresa de investimentos do Itaú, comprou 20% do Grupo ABC, do publicitário Nizan Guanaes, por 170 milhões de reais. Com o dinheiro e a consultoria financeira dos executivos do Kinea, o grupo, que hoje é o 18º maior conglomerado de comunicação do mundo, pretende fazer aquisições e expandir a operação, principalmente no Brasil.
  • 10. Coca-Cola investe R$ 1bi

    10 /11(Justin Sullivan/Getty Images)

    A Coca-Cola vai investir 1 bilhão de reais na construção de uma nova fábrica de bebidas no Rio de Janeiro.
    O plano é que a unidade, que ficará localizada em Duque de Caxias, no terreno da antiga fábrica de tecidos Nova América, entre em operação em 2014.


  • 11. Agora, veja as 20 maiores dívidas de empresas brasileiras em 2012

    11 /11(AFP/ Vanderlei Almeida)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame