Exame Logo

As 10 notícias de negócios mais importantes da semana

Na semana em que Warren Buffet tocou ukelele, Luciano Huck virou sócio do Porta dos Fundos

Uma semana muito louca (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2013 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h25.

São Paulo – Que Eike Batista estaria nas manchetes, já era de se esperar. O que não dava para prever era que Warren Buffet ia tocar ukelele e que Luciano Huck fosse comprar uma parte do Porta dos Fundos. O que prova que o mundo dos negócios é muito divertido.
Google, Coca-cola e Pão de Açúcar divulgaram seus balanços e o Walmart anunciou que vai fechar até 25 lojas no Brasil. Veja agora o que foi notícia na última semana.
  • 2. O impasse da OGX - parte 2

    2 /12(Marcelo Correa/EXAME.com)

  • A semana em que Eike foi aos EUA para resolver o impasse da OGX terminou com trocas na diretoria e negociações em curso – mas nada de recuperação judicial. Na terça, Paulo Narcélio foi anunciado como novo presidente da petroleira. A mudança estaria ligada às conversações da companhia para obter dinheiro. Dinheiro que, ao que tudo indica, virá do fundo Vinci Partners. Quem puder que pague para ver.
  • 3. João Gilberto, quer dizer, Warren Buffett

    3 /12(Eric Francis/Getty Images)

  • O megainvestidor Warren Buffet, quarto homem mais rico do mundo e conhecido como "Oráculo de Omaha" por suas previsões financeiras, também toca ukelele. Para inveja de Clarice Falcão e companhia, o velhinho deu uma canja essa semana num evento da Fortune's nos Estados Unidos. Muita gente o confundiu com João Gilberto durante o dueto com Glenn Close.
  • 4. Huck, dono do Porta dos Fundos

    4 /12(Divulgação)

    Loucura, loucura, loucura! Quem assiste os vídeos do Porta dos Fundos pode nem desconfiar, mas está consumindo produtos com a marca Luciano Huck. Segundo a coluna Radar dessa semana, a Joá Investimentos, empresa de participações do apresentador, é dona de uma parcela da startup que faz humor e sucesso na internet. Hoje, o Porta dos Fundos já totaliza 3,5 milhões de visualizações. São números para Tiazinha nenhuma botar defeito...
  • 5. Google cresce e Larry ri

    5 /12(Getty Images)

    O sorrisão aí do lado tem explicação. Larry Page, CEO do Google, está comemorando os resultados da companhia no 3º trimestre - divulgados na última quinta. Afinal, com lucro líquido de quase 3 bilhões de dólares, quem não ficaria feliz?
    O valor representa um aumento de 36,4% em relação ao ano passado. A receita consolidada da firma de internet cresceu menos, só 12% - mas ficou na casa de 14 bilhões de dólares.
  • 6. Tim (ainda) não está à venda

    6 /12(Alessia Pierdomenico/Bloomberg)

    Quando a Telefônica anunciou o aumento de participação na Telecom Italia, muita gente apostou que a Tim seria vendida. E se enganou.
    Em entrevista na última segunda, o presidente Rodrigo Abreu garantiu que a empresa não está à venda. Pelo menos, por enquanto.
    Segundo o executivo, a proprietária italiana ainda tem um grande interesse pela Tim e considera a firma um ativo importante. Entretanto, ele não descartou uma possível venda no futuro.
  • 7. Coca-Cola já vendeu mais

    7 /12(Getty Images)

    O Brasil já não toma mais tanto refrigerante quanto antigamente... No balanço divulgado na última terça pela Coca-Cola, uma queda de 1% em relação a 2012 foi registrada nas vendas da companhia no país.
    Ok, não é grande coisa. Mas o bastante para fazer o faturamento da empresa no Brasil cair 2,5% em relação a 2012. Esse ano, foram só 12 bilhões de dólares.
  • 8. Pão de Açúcar sobe

    8 /12(Reprodução/Street View)

    Abílio Diniz fechou com chave de ouro sua passagem pelo Grupo Pão de Açúcar. No terceiro trimestre, o lucro líquido da companhia foi de 709 milhões de reais.
    Os bons resultados foram elogiados pelo mercado. Só a ViaVarejo, holding do grupo que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom, rendeu 181 milhões. Aliás, o GPA terminou a semana tornando-se sócio majoritário dessa última empresa.
  • 9. Walmart desce

    9 /12(Reprodução/Street View)

    Enquanto o Pão de Açúcar vai muito bem, obrigado, o Walmart anunciou que vai fechar 25 supermercados no Brasil. Entre elas lojas confirmadas, estão as unidades Tijuca e Campinho, no Rio.
    Segundo a companhia, o foco da medida são lojas de pequeno e médio porte que rendem menos do que o esperado. Para especialistas, a opção tanto pode ser uma sábia decisão quanto um bom sinal para a concorrência.
  • 10. H&M na Paulista em 2014

    10 /12(Victor J. Blue/Bloomberg)

    Vai ficar na Avenida Paulista, em São Paulo, a primeira loja da Hennes & Mauritz (H&M) no Brasil. Segunda maior rede de varejo do mundo, a companhia chega ao país em 2014 e pretende abrir cinco lojas ainda no ano que vem. A médio prazo, a meta é inaugurar 40 unidades por aqui. Hoje, os suecos já são donos de cerca de 3.000 lojas ao redor do mundo.
  • 11. Morre um doce bilionário

    11 /12(Gary Burke / Creative Commons)

    Na vida, existem várias formas de se tornar bilionário. O pai de Haribo Riegel escolheu um caminho peculiar: vender ursinhos de gelatina. Fundada em 1920, hoje a Gummi Bear fabrica por dia milhares de unidades da guloseima - que já inspirou até a Disney.
    Mas, daqui para frente, Haribo não vai mais acompanhar o sucesso de sua companhia. Aos 90 anos (e com 4,2 bilhões de dólares), ele morreu na terça em Bonn, na Alemanha.
  • 12. Agora, conheça a nova linha de modelos finos da GM

    12 /12(Scott Olson/Getty Images)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame