Zelensky ordena reforço da fronteira com Belarus após chegada de Grupo Wagner
Ucrânia manifestou que teme um ataque de Belarus, que abriga tropas russas
Agência de notícias
Publicado em 30 de junho de 2023 às 19h29.
Última atualização em 30 de junho de 2023 às 19h50.
O presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelensky, ordenou, nesta sexta-feira, 30, o reforço da segurança na fronteira com Belarus, ante a chegada àquele país, aliado de Moscou, de combatentes do grupo paramilitar Wagner , após sua rebelião abortada na Rússia.
"Por decisão do Estado-Maior, o comandante-em-chefe Valeri Zaluzhni e o general Serguii Nayev receberam a ordem de reforçar a fronteira norte para garantir a paz", informou Zelensky em vídeo publicado no Telegram. Ele explicou que foi informado hoje sobre a situação em Belarus pelos serviços de inteligência da Ucrânia e estrangeiros e pela guarda fronteiriça. Zelensky havia mencionado em mensagem anterior que tomaria "medidas para reforçar" a área.
- Primeiro ministro britânico diz estar em contato com aliados sobre a ação do grupo Wagner na Rússia
- Rússia diz ter interceptado dois caças britânicos sobre o Mar Negro
- Rússia será mais forte após rebelião do grupo Wagner, afirma chanceler
- Zelensky afirma que fragilidade da Rússia é evidente, após rebelião do grupo Wagner
- Ucrânia afirma que derrubou 13 mísseis russos em ataque noturno
- Após rebelião do grupo Wagner, Putin agradece soldados que impediram guerra civil na Rússia
Rebelião
Após sua rebelião abortada na Rússia há uma semana, o líder do grupo paramilitar russo Wagner concordou em se exilar em Belarus. Segundo os termos do acordo, mediado pelo líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, os combatentes do Wagner têm a opção de partir para Belarus, ingressar no Exército regular russo ou retornar à vida civil. Em todos os casos, eles terão de entregar o armamento pesado ao Ministério da Defesa russo.
A Ucrânia manifestou que teme um ataque de Belarus, que abriga tropas russas, mas cujos soldados não estão diretamente envolvidos na invasão lançada por Moscou.