Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 18/07
Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana pelo planeta
Gabriela Ruic
Publicado em 18 de julho de 2015 às 07h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h38.
São Paulo – Há um ano, na Ucrânia , acontecia uma das maiores tragédias das últimas décadas: ao atravessar o espaço aéreo no leste do país, em Donetsk, o voo MH17 da Malaysia Airlines caiu, num acidente que matou 298 pessoas de diferentes nacionalidades. As causas do episódio, contudo, seguem no centro de uma polêmica e ainda não há uma conclusão oficial. A hipótese mais aceita, ao menos pela Ucrânia e pelos países cujos cidadãos foram mortos, é a de que a aeronave teria sido abatida por um míssil terra-ar lançado por rebeldes pró-Rússia que controlam a área. Os separatistas, e a Rússia , negam. Mas um novo vídeo que veio à tona na sexta-feira pode mudar os rumos da investigação. Obtidas por jornalistas do jornal australiano The Daily Telegraph, imagens inéditas mostram o momento exato no qual supostos rebeldes se depararam com os destroços do Boeing e concluem que aquele era um avião ocupado por civis. Enquanto isso, na Grécia , a população foi às ruas protestar contra as duras medidas de austeridade de credores do país e que estão em votação pelo parlamento grego. Na Alemanha , Oskar Groening, mais conhecido como o “contador de Auschwitz”, foi condenado a quatro anos de prisão. Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana pelo planeta.
Imagem mostra um manifestante queimando uma bandeira da Grécia . Nesta semana, as ruas de Atenas foram tomadas por protestos violentos que expressavam o descontentamento da população quanto ao acordo entre o país e credores que prevê a adoção de reformas econômicas profundas, mas que segue em votação pelo parlamento do país.
Na foto, Oskar Groening, o “ contador de Auschwitz ”. Aos 94 anos de idade, ele foi condenado a quatro anos de prisão por ter sido cúmplice das atividades no campo de concentração nazista . As investigações revelaram que ele jamais matou uma pessoa, seria, contudo, o responsável pelas anotações bancárias dos judeus presos no local.
Imagem mostra o momento em que a ex-atleta olímpica Caitlyn Jenner aceita um prêmio de reconhecimento da sua coragem por ter assumido a sua transexualidade em abril de 2015. Ela se emocionou ao pedir o fim do preconceito contra os transexuais e foi aplaudida de pé pelos presentes na cerimônia.
A procuradora federal do México Arely Gomez Gonzales é fotografada durante inspeção no túnel usado pelo traficante Joaquin Guzman, mais conhecido como “El Chapo”, durante sua fuga da prisão federal de Altiplano, nos arredores da Cidade do México, no final de semana passado. Nesta semana, um vídeo que mostra o momento da fuga de Guzman veio à tona e há uma recompensa milionária para informações que possam levar até o seu paradeiro.
Os investigadores da missão New Horizons da NASA , que está explorando Plutão, Alan Stern e Will Grundy seguram uma imagem antiga do planeta anão na qual se lê “Planet not yet explored” (Planeta ainda não explorado), mas com as palavras “not” e “yet” riscadas. Imagem foi registrada durante evento que comemorou a passagem da sonda por Plutão nesta semana.
A reação do primeiro ministro Alexis Tsipras durante uma sessão parlamentar em Atenas nesta semana e na qual é analisada a proposta de medidas austeras de credores para a concessão de um novo empréstimo ao país, que poderá então permanecer na zona do euro.
Familiares de uma das vítimas do voo MH17 da Malaysia Airlines são vistos em um memorial feito a partir de dezenas de animais de pelúcia e que tem como objetivo homenagear estas pessoas. A tragédia completou um ano nesta semana, mas ainda não uma explicação oficial para o ocorrido.
Na foto, o papa Francisco é registrado no momento em que entrava no seu avião para retornar para Roma depois de um tour por países da América Latina. Durante a viagem, o sumo pontífice fez duras críticas ao capitalismo, celebrou uma missa em guarani e ainda recebeu um inusitado presente do presidente da Bolívia Evo Morales.
Imagem mostra uma cena do treinamento de ratinhos pelo órgão do Camboja responsável pelo monitoramento de minas terrestres. De acordo com a Reuters, os animaizinhos vieram direto da Tanzânia no início do ano e são treinados para encontrar este tipo de artefato. O território do país esta permeado de minas, uma herança maldita de anos de guerra civil.
Foto registra o momento em que jatos da força aérea da França passam por cima de um dos pontos turísticos mais famosos de Paris, o Arco do Triunfo, com as cores da bandeira do país.
Menino de bicicleta é fotografado ao se aproximar de soldados das forças da Ucrânia em Bobovyshche, que fica na região oeste do país. Nesta semana, duas pessoas morreram durante embates entre tropas do governo e membros de um grupo nacionalista.
Em Londres, a rainha Elizabeth é fotografada durante uma cerimônia que revelou uma placa em uma escola. De acordo com a Reuters, a rainha e o príncipe Philip visitaram diferentes locais históricos da cidade.
Uma criança segurando um cachorrinho é fotografada próxima de uma mina ilegal de extração de ouro que foi destruída por policiais, em uma ação que faz parte de uma estratégia das autoridades do Peru para coibir a proliferação deste tipo de atividade nas proximidades da reserva amazônica.
Crianças refugiadas na Síria são fotografadas enquanto brincam com armas de brinquedo durante a celebração de fim do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos e no qual se faz jejum do nascer ao pôr do sol.