Mundo

Vice-presidente do Fed pede demissão em carta a Bush

Depois de oito anos na diretoria do banco central norte-americano, Roger Ferguson pretende "perseguir outras oportunidades profissionais"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Roger Ferguson, vice-presidente do Federal Reserve (Fed), enviou nesta quarta-feira (22/2) uma carta de demissão ao presidente dos Estados Unidos George W. Bush. No texto, Ferguson diz que seu trabalho no banco central norte-americano foi "recompensador e estimulante", mas que agora é tempo de "perseguir outras oportunidades profissionais".

Segundo o The Wall Street Journal, o presidente do Fed, Ben Bernanke, declarou que Ferguson deu "contribuições inestimáveis ao Federal Reserve e ao país". Entre as atitudes do vice louvadas por Bernanke estão a representação do banco central em outros países e a defesa de uma política monetária transparente após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Ferguson, advogado de 54 anos com doutorado em economia, foi indicado à diretoria do Fed em 1997 pelo presidente Bill Clinton e nomeado vice-presidente por George Bush, em 28 de outubro de 2003. Ele ocupará o cargo até 28 de abril deste ano, abreviando um mandato que terminaria em outubro de 2007.

Único democrata entre os sete diretores do Fed - cinco são republicanos, inclusive Bernanke, e um é independente - Ferguson trabalhou como advogado e sócio em uma empresa de consultoria antes de entrar para o Fed. O sucessor será apontado pelo presidente e confirmado pelo Senado dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame