Venezuela prorroga "emergência elétrica" por 60 dias para enfrentar crise
Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, prorrogou hoje o estado de "emergência elétrica" por 60 dias com o objetivo de enfrentar a crise energética causada principalmente pela maior seca ocorrida na Venezuela desde 1947. "O Estado-Maior elétrico me recomendou prorrogar por 60 dias a declaração de emergência elétrica. Eu acolho essa recomendação e vou […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, prorrogou hoje o estado de "emergência elétrica" por 60 dias com o objetivo de enfrentar a crise energética causada principalmente pela maior seca ocorrida na Venezuela desde 1947.
"O Estado-Maior elétrico me recomendou prorrogar por 60 dias a declaração de emergência elétrica. Eu acolho essa recomendação e vou assinar a prorrogação", disse Chávez.
Chávez decretou o estado de emergência elétrica nacional em 8 de fevereiro com o agravamento da seca. A oposição assegura que outro fator determinante da crise foi a falta de planejamento e investimentos no setor ao longo dos 11 anos de administração chavista.
A emergência consiste em cortes de várias horas no fornecimento de energia em todo o país, com exceção de Caracas.
A seca afetou especialmente a represa de El Guri, que cobre 70% do consumo de eletricidade do país, mas relatórios meteorológicos indicaram que já começou a chover na bacia do rio Caroní, que alimenta o reservatório.
De qualquer forma, representantes do Estado-Maior elétrico apontaram que as restrições podem ser estendidas até outubro.