Mundo

Venda de operação em portos dos EUA a estrangeiros causa polêmica

Parlamentares norte-americanos querem lei que vete negociação em nome da segurança nacional

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A transferência das operações de portos dos Estados Unidos à empresa Dubai Ports World (DP World) causou uma polêmica entre os norte-americanos que nem o governo de George W. Bush tem conseguido abafar.

Parlamentares democratas e republicanos reclamam que a Casa Branca não tomou conhecimento das implicações de segurança nacional ao aceitar que a DP World, uma companhia dos Emirados Árabes, comprasse a britânica Peninsular & Oriental Steam Navigation Co. (P&O), que hoje administra cinco portos norte-americanos. A negociação custou à empresa de Dubai 6,8 bilhões de dólares, segundo o americano The Wall Street Journal.

Para tentar acalmar os ânimos, o governo norte-americano declarou ter recebido compromissos da DP, como os de receber visitas de inspeção nos portos de Dubai e adotar práticas de segurança mais rígidas. Oficiais dos Estados Unidos também poderão ter acesso aos registros da companhia e a dados dos funcionários da empresa que estejam em trabalho no território norte-americano.

Os parlamentares, no entanto, insistem em uma lei que interrompa as negociações em nome da segurança nacional, mesmo sob ameaça, já feita, de que o presidente Bush vetará a norma.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame