Mundo

Venda de operação em portos dos EUA a estrangeiros causa polêmica

Parlamentares norte-americanos querem lei que vete negociação em nome da segurança nacional

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A transferência das operações de portos dos Estados Unidos à empresa Dubai Ports World (DP World) causou uma polêmica entre os norte-americanos que nem o governo de George W. Bush tem conseguido abafar.

Parlamentares democratas e republicanos reclamam que a Casa Branca não tomou conhecimento das implicações de segurança nacional ao aceitar que a DP World, uma companhia dos Emirados Árabes, comprasse a britânica Peninsular & Oriental Steam Navigation Co. (P&O), que hoje administra cinco portos norte-americanos. A negociação custou à empresa de Dubai 6,8 bilhões de dólares, segundo o americano The Wall Street Journal.

Para tentar acalmar os ânimos, o governo norte-americano declarou ter recebido compromissos da DP, como os de receber visitas de inspeção nos portos de Dubai e adotar práticas de segurança mais rígidas. Oficiais dos Estados Unidos também poderão ter acesso aos registros da companhia e a dados dos funcionários da empresa que estejam em trabalho no território norte-americano.

Os parlamentares, no entanto, insistem em uma lei que interrompa as negociações em nome da segurança nacional, mesmo sob ameaça, já feita, de que o presidente Bush vetará a norma.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Irã diz que 'responderá como nunca antes' caso Trump faça novo ataque

Trump ameaça o Irã com 'uma frota maior que a enviada à Venezuela'

Lula critica 'investidas neocoloniais' de Trump e elogia Roosevelt no Panamá

Irã descarta negociações com os EUA sob ameaça militar