Mundo

Vaticano confirma audiência do papa com casal gay nos EUA

As revelações mudaram a narrativa do encontro com Davis, que foi parar na prisão por se negar a emitir licenças de matrimônio a casais homossexuais


	Papa Francisco: o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, disse que Francisco teve um encontro com "várias dezenas" de pessoas na sede da Embaixada do Vaticano em Washington
 (Reuters)

Papa Francisco: o porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, disse que Francisco teve um encontro com "várias dezenas" de pessoas na sede da Embaixada do Vaticano em Washington (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 17h13.

Priorizar nos meus resultados Google

Cidade do Vaticano - O Vaticano se distanciou nesta sexta-feira de Kim Davis - uma funcionária do condado de Kentucky que protagonizou um intenso debate sobre casamento gay nos EUA - ao dizer que ela foi uma das dezenas de pessoas a quem o papa saudou antes de partir de Washington e que o encontro não deveria ser "considerado uma forma de apoio à sua posição" sobre o tema.

Em um novo lance na controvérsia, o Vaticano revelou que o "único encontro real" que Francisco manteve em Washington foi com um antigo aluno seu e sua família. Yayo Grassi foi aluno estudou com Jorge Bergoglio na Argentina e é homossexual assumido.

As revelações mudaram a narrativa do encontro com Davis, que foi parar na prisão por se negar a emitir licenças de matrimônio a casais homossexuais.

Também deixa claro que Francisco queria que outra reunião saísse à luz: a que teve com seu ex-aluno gay e sua família.

O porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, disse que Francisco teve um encontro com "várias dezenas" de pessoas na sede da Embaixada do Vaticano em Washington, justo antes de partir rumo a Nova York.

Lombardi disse que tais encontros são normais em qualquer viagem papal e que se devem à "amabilidade e disponibilidade" do pontífice.

Lombardi também disse que o "breve" encontro que teve com Davis naquela tarde não constituía, de maneira alguma, um sinal de aprovação à sua causa.

"O papa não entrou em detalhes sobre a situação com a senhora Davis e seu encontro com ela não deve ser considerado como uma forma de apoio à sua posição, em todo ou em algum aspecto particular", afirmou.

"A única audiência verdadeiramente concedida pelo papa foi feita na nunciatura com um de seus antigos alunos e sua família", acrescentou.

O porta-voz da Santa Sé não revelou que era o estudante, porém a pessoa se encarregou de revelá-lo posteriormente: em um vídeo publicado na internet, Grassi mostra sua chegada à embaixada e, depois, quando abraça seu antigo professor e lhe apresenta seu companheiro e uns amigos provenientes da Ásia.

O Vaticano informou ainda que uma audiência papal se diferencia de um encontro porque a primeira é planejada e tem assuntos formais.

Os papas têm audiências com chefes de Estado e também fazem reuniões para conhecer e agradecer benfeitores ou personalidades católicas.

Acompanhe tudo sobre:PapasPapa FranciscoPreconceitosGaysLGBT

Mais de Mundo

Terras raras, estabilidade e economia: o que esperar do encontro entre Trump e Xi Jinping

Déjà Vu? IA começa a repetir dilemas familiares que marcaram a globalização, diz estudo

Assembleia Geral da ONU terá 71 chefes de Estado e 45 de governo; veja o que esperar

Lula e Bernie Sanders: multilateralismo, governança da IA e o SUS na conversa em Nova York