Universidades em Santiago são evacuadas após aviso de bomba
Pelo menos 6 mil pessoas, entre funcionários, estudantes e professores, foram retiradas de duas universidades na zona leste de Santiago (Chile)
EFE
Publicado em 26 de outubro de 2018 às 14h33.
Santiago - Cerca de 6 mil pessoas, entre funcionários, estudantes e professores, foram retiradas na manhã desta sexta-feira de duas universidades na zona leste de Santiago após um aviso de bomba.
A Universidade do Desenvolvimento (UDD) e a DUOC UC, situadas na mesma região da comuna de Los Condes, foram evacuadas pela Polícia.
Além disso, chegaram até o local equipes do Grupo de Operações Policiais Especiais (Gope) para confirmar se o aviso de bomba é real ou foi um alarme falso.
Em todo caso, todas as pessoas que estavam nos edifícios próximos foram retiradas e a Polícia estabeleceu um perímetro de segurança até que a situação seja verificada.
O aviso de bomba aconteceu em pleno horário letivo, e ainda não se sabe quando as aulas serão retomadas.
O comandante do Gope, Juan Estay, informou que o caso pode se tratar de um alarme falso, mas que não descarta a possibilidade de ter sido um aviso real até que as instalações sejam inspecionadas, segundo informou a rádio "Cooperativa".
Além disso, Estay confirmou que não há novidades sobre o procedimento em andamento e que não se sabe mais detalhes sobre o aviso e a investigação.
Diversos alunos das universidades publicaram no Twitter fotografias e vídeos da evacuação nos quais se observa como as pessoas deixavam os edifícios.
Na mesma rede social, a Universidade dos Andes (UANDES), situada perto da (UDD), informou que no seu caso não houve nenhum aviso e que as aulas continuam com normalidade nesta sexta-feira.
"Por causa do aviso de bomba que a UDD e a DUOC UC receberam hoje, informamos à nossa comunidade que a UANDES não foi alertada. As atividades de hoje transcorrem normalmente", publicou a instituição.