Exame Logo

União Europeia promete armas à Ucrânia e proíbe aeronaves russas

Novas medidas são anunciadas após presidente Vladimir Putin elevar alerta de forças nucleares neste domingo

alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falam à mídia depois que a Rússia lançou uma operação militar maciça contra a Ucrânia | Foto: Stephanie Lecocq/Pool via REUTERS (Stephanie Lecocq/Reuters)
Drc

Da redação, com agências

Publicado em 27 de fevereiro de 2022 às 14h04.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2022 às 14h05.

A União Europeia fechará o espaço aéreo da UE para aeronaves russas, buscará proibir a mídia estatal russa no bloco e atingirá o aliado russo Bielorrússia com sanções, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, neste domingo.

As novas medidas foram anunciadas após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, elevar o alerta de suas forças nucleares.

Von der Leyen também disse que a UE financiará pela primeira vez a compra e entrega de armas e outros equipamentos à Ucrânia.

Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME por menos de R$ 11/mês e fique por dentro.

"Este é um momento decisivo para a nossa União Europeia", disse ela em um breve comunicado.

A União Europeia também anunciou o banimento da agência de notícias estatal da Rússia Sputinik News.

"Vladimit Putin não quer só conquistar território, mas o espírito do povo com mensagens tóxicas e campanha de desinformação. Combatemos esse sistema dede 2015 e hoje tomamos mais um passo crucial para combater a manipulação de informações da Rússia: nós banimos o Sputinik", disse Josep Borrell, alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame